Publicado em 09/08/2022 às 10h
por Redação
Após a experiência positiva da “Faixa Azul” na Avenida 23 de Maio, que nos últimos seis meses não registrou nenhuma morte envolvendo motos, a Prefeitura de São Paulo já se prepara para ampliar o projeto em mais 14,5 km, em caráter experimental, por mais um ano.
Ainda em 2022, a Faixa Azul chegará às avenidas Santos Dumont, Tiradentes e Prestes Maia, no trecho compreendido entre a Ponte das Bandeiras e a Praça da Bandeira, com extensão aproximada de 4 km; à Avenida Rubem Berta, no trecho entre o complexo viário João Jorge Saad e a Avenida dos Bandeirantes, com 2 km de extensão; e à Avenida dos Bandeirantes, em ambos os sentidos, no trecho entre a Via Marginal do Rio Pinheiros e o Viaduto Ministro Aliomar Baleeiro, com 8,5 km. “O objetivo dos novos trechos é incluir outras análises do projeto, como faixas de pedestres, túneis, cruzamentos semaforizados, entre outras variáveis”, destaca a CET. Ou seja, com a ampliação do projeto, será possível realizar novas avalições técnicas para avalizar a expansão da Faixa Azul para outros endereços.
Projeto-piloto
Atualmente, a sinalização específica para motocicletas, como a CET prefere chamar, funciona num trecho de 5,5 quilômetros entre a Praça da Bandeira e o Complexo Viário Jorge João Saad, nas proximidades do Parque do Ibirapuera. O corredor tem 90 centímetros de largura e fica entre a primeira e a segunda faixa à esquerda, a partir do canteiro central. Os motociclistas não são obrigados a usar a faixa azul e podem continuar circulando em outros pontos da avenida.
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