Publicado em 17/03/2023 às 10h
por Redação
O prefeito Ricardo Nunes esteve novamente na zona noroeste para acompanhar de perto o andamento das obras de drenagem na bacia do Ribeirão Perus. O plano de combate às enchentes na região é uma antiga demanda dos moradores de Perus, que há mais de 40 anos sofrem com as cheias do córrego – inclusive, em 2018, uma pessoa chegou a ser arrastada pelas águas e acabou falecendo. Segundo Nunes, o investimento previsto na região é de R$ 130 milhões e inclui a construção de quatro novos reservatórios, além da canalização de 1,1 quilômetro do córrego, no trecho da Rua Cleonice Kammer Di Sandro. “É uma obra muito grande, que será concluída em 2025, mas no ano que vem a gente já vai ter uma etapa feita, minimizando os problemas”, completou o prefeito.
As obras contam com financiamento do governo federal e irão auxiliar no combate às enchentes nos bairros de Vila Caiuba, Vila Inácio, Vila Perus, Recanto dos Humildes e Jardim Adelfiore, beneficiando mais de 146 mil pessoas. Atualmente as obras estão sendo conduzidas em três frentes de trabalho simultâneas. No reservatório R2 estão em execução o novo canal de base e serviços de escavação. Já no reservatório R3 estão em andamento as obras para o alteamento da área ao redor do terreno, o que possibilitará a contenção das águas. Na Praça Inácia Dias, a antiga ponte que passava sobre o Ribeirão Perus já foi demolida e a nova estrutura já está em construção. A previsão é que o tráfego de veículos seja liberado na nova via em até dois meses. As pontes das ruas Bernardo José Lorena e Crispim do Amaral também serão alteadas em até um metro, garantido a vazão da água mesmo em dias de fortes chuvas.
Ao todo, o contrato prevê a construção de quatro novos reservatórios para contenção das águas das chuvas. Eles estão localizados nas ruas Ernesto Bottoni (Areião), Cleonice Kammer Di Sandro (R1A) e no Rodoanel Mario Covas (R2 e R3).
Cronograma
A previsão é que as obras de elevação das pontes sejam concluídas entre maio deste ano e janeiro de 2024. Já os reservatórios serão concluídos entre agosto de 2023 e setembro de 2024. A canalização do córrego, por sua vez, estará totalmente finalizada em março de 2025.
Ver essa foto no Instagram
Adicione Comentário