Publicado às 13h15
Por Cristina Braga
Pirituba deve receber novos moradores por conta da inauguração de novos empreendimentos imobiliários, e a preocupação de muitos deles é com o atendimento médico disponível à população. Por conta disso, a construção de uma UPA (Unidade de Pronto Atendimento) é aguardada tanto pelos profissionais da área como pela comunidade do bairro. A unidade em questão fica no terreno do Hospital Municipal Dr. José Soares Hungria (de Pirituba).
Bastante lotado, o Hungria recebe pacientes de toda a zona noroeste. A região da Lapa, que não conta com leitos de SUS, é socorrida pelo Hospital de Pirituba, por exemplo. A unidade hospitalar, inclusive, deve ganhar, ainda este ano, um tomógrafo conquistado com verba federal vinda do BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento), segundo fontes da Secretaria Municipal da Saúde.
UPA: reta final
A UPA Pirituba teve suas obras iniciadas pela gestão Haddad, em 2015, e deveria ter sido entregue em menos de um ano. Agora, entra em fase final de operação. Serão 30 leitos de urgência/emergência com duas salas de acolhimento e classificação de risco, sala de inalação, duas de medicação, posto de coleta, salas de eletrocardiograma, gesso, sutura e radiografia convencional, além de três consultórios de pediatria, outros três de clínica médica e mais dois destinados à odontologia e ortopedia. Estima-se que a capacidade de atendimento seja de, aproximadamente, 16 mil pacientes por mês.
“A parte estrutural das obras está pronta. O que falta é reforçar a rede elétrica no entorno do posto, para enquadrá-la aos critérios técnicos. A rede atual não foi projetada para esta UPA, então a concessionária de energia precisa fazer uma adequação. Estamos aguardando isso há vários meses para ligar e testar os equipamentos”, conta Wagner Fracini, supervisor técnico de Saúde de Pirituba/Jaraguá.
Bom dia
Meu comentário não diz respeito a mensagem acima, não sei se poderia fazê-lo, no entanto, aproveito para pedir que a subprefeitura agende a poda das árvores da Avenida do Anastácio elas são lindas mas se não fizer a poda cairão como já aconteceu com algumas, pois são muito copadas, galhos pesados!Eu acho linda a avenida, sem elas ficaria muito triste!!!
Se essa minha mensagem for aceita agradeço
Neiva
Gostaria de saber o q vai acontecer com a Ama q também está no terreno do hospital… é que por sinal é super lotadi