Publicado às 9h15
Folha de SP
O clima na capital paulista vai agradar todos os gostos nesta semana. Entre a próxima quarta-feira (3) e o domingo (7), os dias na metrópole serão quentes, frios, de sol e de chuva.
O efeito gangorra nos termômetros será provocado pela chegada de uma frente fria no final da noite de quarta, que será a responsável por derrubar as temperaturas de forma gradativa.
A menor temperatura média prevista na cidade deve ser de 5ºC no sábado (6). Em bairros mais afastados, o índice previsto deve ser ainda menor, segundo previsão do CGE (Centro de Gerenciamento de Emergência), órgão da prefeitura.
A temperatura mínima mais baixa do ano ocorreu no dia 9 de junho, quando a cidade marcou 9,4ºC de média, enquanto em Engenheiro Marsilac (zona sul), o índice foi ainda menor, com 3,5 ºC, afirma o CGE.
Será a primeira vez que os paulistanos sentirão na pele a derrubada brusca dos termômetros neste inverno —a estação começou no dia 21 de junho.
De acordo com o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), responsável pela medição oficial das temperaturas no país, a capital paulista vai registrar mínima de 17ºC e máxima de 28ºC na quarta.
Já na quinta (5), as temperaturas terão mais a cara de inverno: entre 15ºC e 20ºC.
Além do frio, os moradores da cidade de São Paulo terão que andar com o guarda-chuva, porque é grande a possibilidade de chuva.
De acordo com Helena Turon, meteorologista do Inmet, temporais acompanhados de raios e rajadas de vento também serão registrados nas regiões sul e leste do estado a partir desta quinta.
Não chove na capital paulista desde o dia 5 de junho. A última chuva significativa aconteceu no dia 3 do mesmo mês, quando foram acumulados 16,9 mm, segundo medição do instituto.
Na sexta-feira (5), a sensação de frio deve se aprofundar pelo reforço de uma segunda massa de ar fria que deixou os Andes e se desloca na direção das regiões Sul e Sudeste do país.
Os termômetros deverão oscilar entre 13ºC e 18ºC nesta sexta, prevê o Inmet. No domingo (7), os termômetros devem ficar entre 12ºC (mínima) e 18ºC (máxima). “O sol deve aparecer fraquinho no final de semana. Abusem do agasalho”, recomenda a meteorologista do Inmet.
Para o CGE, órgão da prefeitura, a tendência é que o clima no mês de julho continuará sob a influência do El Niño, fenômeno que esquenta as águas do oceano pacífico e, consequentemente, as temperaturas.
A média das temperaturas mínimas previstas para o mês deve ficar na casa dos 12,6ºC, e as máximas, em 22,9ºC. Em relação às chuvas, a média para o mês é de 43,5 mm.
Adicione Comentário