REGIONAL

SP vai enfrentar ‘clima gangorra’ com temperatura mínima de até 5 ºC

Frente fria deve derrubar os termômetros na capital paulista a partir desta quarta-feira (3)

Publicado às 9h15

Folha de SP

O clima na capital paulista vai agradar todos os gostos nesta semana. Entre a próxima quarta-feira (3) e o domingo (7), os dias na metrópole serão quentes, frios, de sol e de chuva.

O efeito gangorra nos termômetros será provocado pela chegada de uma frente fria no final da noite de quarta, que será a responsável por derrubar as temperaturas de forma gradativa.

A menor temperatura média prevista na cidade deve ser de 5ºC no sábado (6). Em bairros mais afastados, o índice previsto deve ser ainda menor, segundo previsão do CGE (Centro de Gerenciamento de Emergência), órgão da prefeitura.

A temperatura mínima mais baixa do ano ocorreu no dia 9 de junho, quando a cidade marcou 9,4ºC de média, enquanto em Engenheiro Marsilac (zona sul), o índice foi ainda menor, com 3,5 ºC, afirma o CGE.

Será a primeira vez que os paulistanos sentirão na pele a derrubada brusca dos termômetros neste inverno —a estação começou no dia 21 de junho.

De acordo com o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), responsável pela medição oficial das temperaturas no país, a capital paulista vai registrar mínima de 17ºC e máxima de 28ºC na quarta.

Já na quinta (5), as temperaturas terão mais a cara de inverno: entre 15ºC e 20ºC.

Além do frio, os moradores da cidade de São Paulo terão que andar com o guarda-chuva, porque é grande a possibilidade de chuva.

De acordo com Helena Turon, meteorologista do Inmet, temporais acompanhados de raios e rajadas de vento também serão registrados nas regiões sul e leste do estado a partir desta quinta.

Não chove na capital paulista desde o dia 5 de junho. A última chuva significativa aconteceu no dia 3 do mesmo mês, quando foram acumulados 16,9 mm, segundo medição do instituto.

Na sexta-feira (5), a sensação de frio deve se aprofundar pelo reforço de uma segunda massa de ar fria que deixou os Andes e se desloca na direção das regiões Sul e Sudeste do país.

Os termômetros deverão oscilar entre 13ºC e 18ºC nesta sexta, prevê o Inmet. No domingo (7), os termômetros devem ficar entre 12ºC (mínima) e 18ºC (máxima). “O sol deve aparecer fraquinho no final de semana. Abusem do agasalho”, recomenda a meteorologista do Inmet.

Para o CGE, órgão da prefeitura, a tendência é que o clima no mês de julho continuará sob a influência do El Niño, fenômeno que esquenta as águas do oceano pacífico e, consequentemente, as temperaturas.

A média das temperaturas mínimas previstas para o mês deve ficar na casa dos 12,6ºC, e as máximas, em 22,9ºC. Em relação às chuvas, a média para o mês é de 43,5 mm.

 

Ultrafarma

Folha Noroeste

Somos o maior prestador da região Noroeste, com mais de 100 mil exemplares impressos a Folha do Noroeste tem se destacado pelo seu comprometimento com a Noticia e tem ajudado a milhares de pessoas a divulgar os problemas do cotidiano de nosso bairro.

Adicione Comentário

Clique aqui para postar um comentário

Instagram

Instagram has returned empty data. Please authorize your Instagram account in the plugin settings .

Video

Uniquely strategize progressive markets rather than frictionless manufactured products. Collaboratively engineer reliable.

Flickr

  • scenic flowers
  • 1ères neiges pour François Villon
  • Caryatide
  • Cariatide
  • Torlonia
  • Torlonia ##
  • Torlonia (dépouille)
  • Torlonia (detail)
  • Torlonia