Publicado em 22/11, às 9h38
Por Priscila Perez
A corrida pela revitalização dos 310 quilômetros de ciclofaixas existentes na cidade até o fim de 2020 segue a todo o vapor. Na zona noroeste, a Subprefeitura Lapa foi a primeira a ser contemplada com as obras de requalificação, que incluem recapeamento, nova sinalização com pintura em vermelho na aproximação das travessias e tachões por metro. Segundo a CET, ainda há a previsão de melhorias em guias e sarjetas, conforme a necessidade.
Obras na Lapa
As ciclofaixas Coriolano, Jaguaré e Rio Pequeno já estão recebendo as melhorias estruturais. Até o momento, apenas a Corifeu de Azevedo Marques já foi entregue pela Prefeitura de São Paulo. No local, a antiga rota para bikes toda vermelha, com tachões e pinos de segurança, está bem diferente. Em sua extensão, há símbolos de bicicleta no asfalto e linhas de bordo para sinalizar a divisão entre bikes e carros. Também há tachões em amarelo instalados a cada metro da ciclofaixa. O vermelho, entretanto, só é aplicado nos dez metros de aproximação com os cruzamentos. “Na Avenida Corifeu de Azevedo Marques, por exemplo, o espaçamento é menor que um metro. Lá ainda há trechos com segregador, onde não há calçadas, para aumentar a segurança dos ciclistas”, afirma a CET.
Atualmente, 54,6 quilômetros de ruas e avenidas estão passando por obras de requalificação. Para os ciclistas que passaram pelos trechos revitalizados, a nova estrutura é motivo de elogios. Mas ainda há reclamações sobre a falta de sinalização nas vias apagadas. “Estão com mais qualidade e segurança, mais tachões. A pintura está melhor. Quando começaram a ser apagadas, ficamos com receio de remoção, no entanto a Prefeitura afirmou que nenhuma ciclofaixa desapareceria”, pontua Aline Cavalcante, diretora de participação pública da Associação de Ciclistas Urbanos de São Paulo (Ciclocidade).
Adicione Comentário