Publicado em 05/02, às 12h35
Por Priscila Perez
Prestes a voltarem às aulas, os estudantes da capital precisam revalidar seu Bilhete Único para terem direito à gratuidade no transporte público. Porém, o processo – que poderia ser feito pela internet, sem a necessidade de comparecer a um posto da SPTrans – tem apresentado problemas na hora da renovação. Por isso, muitos alunos vão começar o ano letivo sem o benefício, que garante meia-tarifa ou gratuidade integral aos usuários.
Estudantes relatam contratempos diversos na hora de renovar o bilhete, como mensagens de erro durante o processo, dificuldades no envio de imagens (o aluno precisa anexar uma foto para dar continuidade à solicitação), além de problemas envolvendo a documentação e até a distância entre a residência e a unidade escolar. Quando o pedido é reprovado, o usuário é orientado a comparecer a um posto da SPTrans para regularizar a situação. Daí sim, se resolvida a questão, ele ainda precisa aguardar o envio do cartão à escola no prazo de 15 dias após pagar a taxa de R$ 30,10 (pela internet, o boleto é gerado pelo próprio site e pode ser pago em lotéricas ou na rede bancária).
Uma estudante, que não quis se identificar, conta que, durante o processo no site, fez todo o cadastro, mas ainda recebia a mensagem de que faltava a sua fotografia. A mãe, por sua vez, relata que a imagem foi enviada três vezes. “Por conta disso, estou tendo que pagar do meu bolso para a minha filha ir ao colégio.”
A SPTrans confirma que foram identificadas oscilações no sistema em 10 de janeiro, mas que a situação já se encontra normalizada desde o dia 29. Segundo o órgão, as instituições de ensino não estavam conseguindo encaminhar os dados de matrícula de seus alunos para o sistema. Sem essas informações, os pedidos não eram devidamente concluídos.
Para renovar ou requerer o Bilhete Único Estudante, acesse estudante.sptrans.com.br.
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