Publicado em 24/02, às 10h
Por Priscila Perez
Celebrado na última sexta-feira, 21 de fevereiro, o Dia Nacional do Imigrante Italiano é uma ótima oportunidade para revisitar a culinária italiana. Como dizem na Itália: “Mangia che te fa bene”. A homenagem marca chegada ao Brasil do vapor “La Sofia”, em 1874, com 380 famílias de imigrantes italianos. A viagem entre Gênova e Vitória, no Espírito Santo, durou 45 dias. Foi a primeira expedição italiana ao país. Registros históricos à parte, vamos às receitas?
Massa ao pesto com aspargos (por Gomes da Costa)
Ingredientes
- 200g de macarrão tipo fusili
- 3 colheres (sopa) de pesto (ver receita)
- 1 vidro de aspargos brancos (345g)
Modo de preparo
Cozinhe a massa conforme recomendação da embalagem. Escorra a massa e envolva-a no molho pesto. Junte os aspargos escorridos e cortados em 3. Misture. Sirva em seguida.
Dica do chef: como preparar o molho?
Bata no liquidificador 1 e meia xícara (chá) de manjericão fresco lavado e seco, meia xícara (chá) de Azeite Carbonell e 1 dente de alho até obter uma pasta. Acrescente 2 colheres (sopa) de nozes e 3 colheres (sopa) de queijo tipo parmesão ralado. Bata novamente até as nozes ficarem trituradas e o molho homogêneo. Tempere com sal a gosto. Guarde o pesto num pote fechado com a superfície coberta com azeite. Mantenha na geladeira até o momento de usar.
Fettuccine de cenoura “fishness”
Ingredientes
- 2 cenouras grandes (300g)
- 1 lata de filé de salmão em azeite (110g) – latinha convencional
- 1 cebola pequena cortada em cubos (60g)
- ¼ xícara (chá) de molho de tomate pronto (60ml)
- Sal a gosto
- 1 colher (sopa) de cheiro-verde picado (10g)
Modo de preparo
Descasque as cenouras e corte-as no sentido do comprimento em fatias compridas e finas para que fiquem com aparência semelhante ao fettuccine tradicional (use de preferência um descascador de legumes ou um mandolim). Reserve. Coloque o salmão num refratário e com o auxílio de um garfo quebre-o grosseiramente. Reserve. Numa panela, acrescente metade do azeite do filé de salmão e refogue a cebola até dourar. Acrescente o salmão reservado. Junte o molho de tomate e tempere com sal a gosto. Reserve. Numa outra panela, em fogo baixo, aqueça o azeite restante do salmão e junte as “fitas” de cenoura. Tampe a panela e cozinhe até as cenouras ficarem “al dente”. Junte o cheiro-verde e tempere com sal a gosto. Distribua as fitas de cenoura numa travessa e por cima regue com o molho de tomate e salmão reservado. Sirva em seguida.
Risoto de gorgonzola e alho-poró (receita por Tirolez)
Ingredientes
- ½ embalagem de manteiga sem sal (100 g)
- 1 alho-poró grande em fatias (250 g)
- 1 cebola média picada (150 g)
- 1 dente de alho picado (5 g)
- 5 xícaras (chá) de caldo de legumes (1 L)
- 1 ½ xícara (chá) de arroz tipo carnaroli (225 g)
- 1 colher (chá) de sal (4 g)
- 50 g de queijo gorgonzola picado
- 10 tomates-cereja cortados ao meio (150 g)
- ½ xícara (chá) de queijo parmesão ralado (55 g)
Modo de preparo
Em uma panela média, aqueça 1 colher (sopa) de manteiga e refogue o alho-poró, retire e reserve. Na mesma panela, aqueça 1 colher (sopa) de manteiga e refogue a cebola e o alho. Adicione o arroz e refogue-o até que fique bem quente. Acrescente 3 xícaras (chá) de caldo de legumes e o sal e cozinhe em fogo baixo por cerca de 10 minutos, mexendo constantemente. Vá acrescentando caldo aos poucos, conforme necessário, de modo que o arroz fique sempre coberto por caldo, mas sem excesso. Cozinhe, mexendo a cada 2 minutos, por mais dez minutos, ou até que os grãos estejam al dente (cozidos por fora, mas com o miolo levemente resistente) e a mistura, cremosa, mas não muito líquida. Apague o fogo e adicione o alho-poró, o restante da manteiga e o queijo gorgonzola, mexendo tudo até que o queijo e a manteiga estejam totalmente dissolvidos. Se necessário, ajuste o sal. Sirva decorando com os tomates e com um pouco do parmesão ralado polvilhado por cima.
Adicione Comentário