Publicado em 02/04, às 13h
Por Priscila Perez
Por conta da pandemia, a Delegacia Eletrônica teve seu atendimento ampliado para reduzir a necessidade de atendimento presencial. A partir de agora, a população também poderá registrar remotamente roubos a residência e estabelecimentos comerciais, crimes contra o consumidor, roubo ou furto de carga, ameaça e estelionato. Hoje, já é possível gerar boletins de ocorrência online para casos de roubo ou furto de veículos; furto de documentos, celular, placa de veículo ou bicicleta, perda ou roubo de documentos e outros objetos, injúria, calúnia ou difamação, acidente de trânsito sem vítimas e desaparecimento de pessoas. O boletim de ocorrência online pode ser gerado no site www.delegaciaeletronica.policiacivil.sp.gov.br.
Entretanto, crimes como estupro, violência doméstica, homicídios e latrocínios ainda precisam ser denunciados nas delegacias, que continuam funcionando normalmente em meio à quarentena. “O sistema da Polícia Civil do Estado de São Paulo registrará pela internet a quase totalidade das ocorrências policiais. A única exceção são ocorrências que dependem de coleta imediata de provas, como homicídios, latrocínios, estupros e violência doméstica”, explica o governador João Doria.
Após o registro, a ocorrência será avaliada pela Central Eletrônica de Polícia Judiciária. Em seguida, o delegado responsável – assim que receber a notificação – fará o enquadramento da natureza do crime e adotará as medidas cabíveis, como entrar em contato com a vítima e providenciar as diligências e perícias necessárias. A vítima também vai receber uma mensagem por e-mail com as devidas requisições de perícia médico-legal, juntamente com uma cópia do boletim de ocorrência finalizado.
Adicione Comentário