Publicado em 27/04/2021 às 09h
Por Redação/G1
Governo limitou público de comércios e serviços a 25% da capacidade máxima, mas não há lei, multa ou fiscalização para verificar percentual na prática. Fase de transição permite a abertura dos mesmos setores das fases amarela e laranja, mas com recomendação para horário e público menores.
O primeiro final de semana da fase de transição da quarentena, no último sábado (25) e domingo (26), foi marcado pelo desrespeito às recomendações do Plano São Paulo na capital paulista e pelas baixas taxas de isolamento social no estado.
A etapa de transição teve início no dia 18 de abril, mas apenas no último sábado (24) foram liberados restaurantes e parques, locais que concentraram aglomerações no final de semana. Cinemas, clubes, academias e teatros também foram autorizados a reabrir com no máximo 25% da capacidade máxima.
No entanto, a regra de funcionar com até 25% da lotação, é, na prática, uma recomendação, segundo os termos usados pelo próprio governo estadual no decreto publicado no Diário Oficial.
Fase de transição X fases laranja e amarela
A fase de transição do plano de flexibilização da quarentena foi criada pelo governo estadual no último dia 16 e está em vigor desde o dia 18. A gestão estadual definiu a nova etapa como uma “fase transitória” entre a vermelha e a laranja e disse que sua criação evitou que algumas regiões flexibilizassem ainda mais a quarentena, avançando para as fases laranja ou amarela do Plano São Paulo.
No entanto, a fase de transição permite a abertura dos mesmos setores da economia que são autorizados a funcionar nas fases laranja e amarela, que dependem de índices de Covid-19 melhores para serem implementadas.
Adicione Comentário