Publicado em 16/06/2021 às 11h32
Por Redação/Jota Abreu (via Câmara Municipal de SP)
A Comissão de Política Urbana, Metropolitana e Meio Ambiente realizou nesta terça-feira (15/6) Audiência Pública virtual com o tema “Paralisação das Obras da Ponte Pirituba-Lapa”. O encontro foi conduzido pelo presidente da Comissão, vereador Paulo Frange (PTB), e contou também com a participação dos vereadores Antonio Donato (PT), Ely Teruel (PODE), Fabio Riva (PSDB) e Rodrigo Goulart (PSD).
A realização da audiência surgiu de uma proposta do vereador Antonio Donato (PT) por meio de um requerimento aprovado pela Comissão. O documento foi lido por Paulo Frange no início da audiência, destacando que a Ponte Pirituba-Lapa foi projetada para ligar dois pontos da Avenida Raimundo Pereira de Magalhães, divididos pelo Rio Tietê. As obras foram iniciadas em 2019, após anos de reivindicação por parte dos moradores e paralisadas em abril 2020 por decisão judicial.
Atualmente, a única opção para cruzar o rio naquela altura é a Ponte do Piqueri, constantemente congestionada. A interrupção ocorreu quando a Justiça acatou o pedido de liminar da Promotoria de Habitação e Urbanismo, julgando como procedente o pedido de anulação da licença ambiental por ter acessos diretos à Marginal incluídos tardiamente no projeto sem que fosse feito um estudo de impacto ambiental.
O cronograma completo prevê 39 meses de obras a contar da liberação para retomada do contrato. Uma passagem inferior à linha férrea tem previsão de conclusão do projeto em sete meses até o início das obras, e após isso, 24 meses para entrega. A ponte sem as alças também tem novos prazos. A ponte direita também em 24 meses, e a esquerda com prazo de 32 meses após conclusão do projeto (total de 39 meses). As obras de melhorias nos dois trechos da avenida Raimundo Pereira de Magalhães, e na rua John Harrison, também tem previsão de conclusão após 39 meses.
As alças que não estavam no projeto inicial e foram incluídas depois de solicitações apresentadas em Audiências Públicas e em conformidade com opinião da CET (Companhia de Engenharia de Tráfego), serão objetos de estudos durante este período para buscar a viabilização a médio e longo prazos.
O vereador Fabio Riva (PSDB) agradeceu aos representantes do Poder Executivo, a realização da Audiência Pública, e disse que é possível enxergar “uma luz no fim do túnel” para retomar a obra e concluir como a população espera.
Imagem: Reprodução – Prefeitura do Município de São Paulo
Adicione Comentário