Publicado em 23/06/2021 às 10h25
Por Redação/SECOM
No último ano, 1.700 equipamentos foram entregues a pacientes da rede municipal, atendidos pelos 30 CERs da capital paulista
A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) entrega, a partir desta terça-feira (22), mais 120 cadeiras de rodas personalizadas à população da capital paulista. A distribuição terá início pelos Centros Especializados em Reabilitação (CERs) IV Flávio Gianotti, II Tucuruvi, III Santo Amaro e IV São Miguel.
Até sexta-feira (25) serão ofertados 30 equipamentos por dia, em horários previamente marcados com cada paciente para assegurar o distanciamento social e os cuidados com a Covid-19.
Somente no último ano, entre março de 2020 e deste ano, os 30 CERs da rede municipal de saúde entregaram cerca de 1.700 cadeiras de rodas personalizadas, 612 delas com adequação postural.
Avaliação e medidas
Minioficinas são estruturadas nos CERs para possibilitar que os pacientes sejam atendidos mais próximos de sua residência. Lá os funcionários tiram suas medidas e avaliam detalhadamente caso a caso, parque as cadeiras sejam compradas em empresas especializadas e, depois, personalizadas pelos centros às necessidades de cada um.
Por ser um processo complexo e customizado, o usuário deve ir ao serviço no mínimo três vezes para avaliação, medidas, prescrição, prova e entrega do equipamento. Além disso, os centros mantêm plantões de órteses, próteses e meios auxiliares de locomoção, (OPM) para que os usuários possam retornar, sem prévio agendamento, em caso de necessidade de ajustes no equipamento recebido ou para esclarecer eventuais dúvidas.
A terapeuta ocupacional Nathalia de Oliveira, da Área Técnica Saúde da Pessoa com Deficiência da SMS, aponta que este meio auxiliar de locomoção é indispensável ao processo de reabilitação da pessoa com deficiência, que vai além do físico.
“É a garantia dos seus direitos e a possibilidade de maior autonomia, independência e maior participação na sociedade”, explica.
Para solicitar cadeira de rodas, órteses, próteses ou outros meios auxiliares de locomoção, o cidadão precisa buscar a Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima para que seja encaminhado a um CER, onde passará por uma avaliação multiprofissional. A partir dessa análise, a equipe identifica as necessidades de reabilitação e qual equipamento é mais adequado para a pessoa.
Adicione Comentário