Publicado em 07/12/2021 às 10h
via Portal do Governo
O Governador João Doria anunciou no dia 6 de dezembro a entrega de dois novos museus para o próximo ano na capital paulista: o das Favelas, que ficará no Palácio de Campos Elíseos, e o das Culturas Indígenas, a ser implantado num novo prédio dentro do Complexo Baby Barioni, ao lado do Parque Água Branca.
Primeiro museu feito e conduzido por indígenas no estado de São Paulo, o Museu das Culturas Indígenas será uma vitrine da força criativa das comunidades. O edifício terá sete andares, com 200 m² cada, totalizando 1.400m² de área total. Haverá espaço para exposições de longa e curta duração, centros de pesquisa e referência, auditório, administrativo e reserva técnica.
Com investimento de R$ 14 milhões, o equipamento contará com a parceria do Instituto Maracá e de diversas lideranças indígenas, que estão participando de sua concepção e se manterão presentes após a inauguração. A abertura está programada para março de 2022, com uma exposição inaugural em homenagem a Jaider Esbell (1979-2021), artista brasileiro e ativista dos direitos indígenas, que foi destaque da 34ª Bienal de São Paulo e faleceu precocemente, aos 42 anos, no mês passado.
Adicione Comentário