Publicado em 14/12/2022 às 9h
por Redação
Dizer que a Pompeia sofre constantemente com alagamentos é “chover no molhado”. Até o canteiro de obras da futura Estação Sesc Pompeia da Linha 6-Laranja já virou alvo das rotineiras enchentes. Como solução, a Prefeitura de São Paulo quer construir um piscinão na Praça Rio dos Campos para evitar alagamentos no entorno do Sesc Pompeia e na parte baixa do bairro. Mas a ideia de construir um reservatório no local desagrada a comunidade, que defende a preservação da área verde.
Praia na praça
Contra o piscinão, os moradores do entorno se reuniram no último sábado, 10 de dezembro, na praça para protestar. Organizaram um piquenique e improvisaram um “parque aquático móvel”, com piscinas de plástico e água de uma nascente local. O movimento foi realizado pelo coletivo Pompeia Sem Medo, que atua no bairro defendendo pautas locais como a preservação de praças e a reabertura do Hospital Sorocabana com atendimento 100% gratuito, pelo SUS, com apoio do Secura Humana. O piscinão até pode ser uma solução mais imediata contra as chuvas, mas está longe de ser a mais sustentável. “Claro que o problema da enchente é grave e tem que ser enfrentado, mas existem várias maneiras. E uma obra como um piscinão, uma obra gigantesca com impacto enorme na vizinhança, a gente considera que não é a melhor forma de enfrentar o problema”, resume Wellington Tiberio, do coletivo Secura Humana.
Ver essa foto no Instagram
Projeto em andamento
De acordo com a Secretaria Municipal de Infraestrutura Urbana e Obras (Siurb), o projeto do reservatório encontra-se em fase de estudos complementares e, após essa etapa, entrará no cronograma de obras. Quanto à praça, ela poderá ser reconstruída.
Adicione Comentário