Publicado às 12h35
G1
Grades azuis foram colocadas para proteger a fachada do Pateo do Collegio, que foi reinaugurada no último dia 6 após ter sido pichada.
As grades ficam a cerca de 10 metros da parede do prédio, são baixas e removíveis. Apesar de a previsão inicial ser de que as grades ficassem só de noite, a reportagem o observou que elas continuavam no local mesmo depois do amanhecer desta segunda-feira (21).
O que aconteceu no Pateo do Collegio?
O prédio foi pichado no dia 10 de abril por três pessoas. A restauração da fachada contou com a ajuda de voluntários.
Durante a reinauguração foi feita uma missa e soltos balões brancos para festejar. O padre e diretor do Pateo, Carlos Alberto Contieri, homenageou as vítimas do prédio que desabou no dia 1º de maio.
“Nós queríamos que fosse o símbolo da nossa cidade, transparente, translúcida, sem mancha, sem nenhuma mácula, da corrupção que soterra pessoas, que suplanta esperança, que faz derramar tantas lágrimas”, disse o padre.
De acordo com a Prefeitura, uma base da Guarda Civil Metropolitana (GCM) continuará no prédio.
Vandalismo
A limpeza da fachada demorou mais do que o planejado porque as janelas de madeira e os azulejos do prédio também foram manchados – foi preciso lavar a fachada, lixar as esquadrias e as paredes para, então pintá-las.
Os suspeitos foram identificados, detidos, prestaram depoimento, foram liberados, mas multados em R$ 10 mil cada um. A dupla também confessou já ter participado de um ato de vandalismo similar no Monumento às Bandeiras.
Adicione Comentário