Publicado em 23/04, às 11h25
por Redação
O Programa Mãe Paulistana oferece um acolhimento especial às gestantes haitianas em São Paulo, visando superar barreiras linguísticas para garantir o acesso à informação.
Unidades de saúde na zona norte da cidade, como as UBSs Recanto dos Humildes e Parque Anhanguera, desenvolveram uma cartilha sobre pré-natal traduzida para o idioma crioulo haitiano, em parceria com várias entidades, incluindo a Coordenação de Imigrante e Trabalho Decente e o Centro de Referência e Acolhida para Imigrantes.
A cartilha, concebida pela enfermeira Liliane Leão, proporciona um apoio valioso durante esse momento especial, facilitando a compreensão das orientações de saúde.
Essa iniciativa destaca o compromisso da rede municipal de saúde em acolher gestantes imigrantes, promovendo sua independência e reduzindo diferenças culturais. Mais de 80 gestantes haitianas foram atendidas na UBS Recanto dos Humildes nos últimos seis anos, com um total de 48 atendimentos entre 2019 e 2023.
Rede Mãe Paulistana
O Programa Mãe Paulistana visa acompanhar a gestante desde as consultas de pré-natal (no mínimo sete), o parto, o puerpério até o segundo ano de vida do bebê.
Para ingressar no programa, as gestantes devem procurar a unidade de saúde mais próxima e realizar exames. Atualmente, o programa acompanha 47.604 gestantes na cidade de São Paulo.
Adicione Comentário