Publicada em 17/12/2024 às 9h45
Por Redação
Com a retomada das obras no trecho Norte do Rodoanel Mário Covas (SP-021) pelo Governo do Estado, o Rodoanel Norte, segundo Secretário de Parcerias em Investimentos, Rafael Benini, poderá, quando concluído, “possibilitar a ligação do Porto de Santos com a última rodovia que atravessa São Paulo, que é a Fernão Dias”. A iniciativa prevê investimento de aproximadamente R$ 3,4 bilhões, sendo R$ 1,35 bilhão de aporte do Estado de São Paulo e R$ 2 bilhões de investimento pela concessionária.
A entrega do primeiro trecho, entre as rodovias Fernão Dias e Presidente Dutra, está prevista para o segundo semestre de 2025. Já o segundo trecho, entre a Rodovia Fernão Dias e a Avenida Raimundo Pereira de Magalhães, na ligação com o trecho Oeste do Rodoanel, para o segundo semestre de 2026. No final de novembro, as obras superaram 20% de conclusão.
A confluência inicia com a Avenida Raimundo Pereira Magalhães, antiga estrada Campinas/São Paulo (SP-332), e termina na intersecção com a Rodovia Presidente Dutra (BR-116), com acesso à Rodovia Fernão Dias (BR-381). A alça Norte terá maior influência sobre Santana de Parnaíba, Cajamar, Francisco Morato, Franco da Rocha, Caieiras, Mairiporã, Santa Isabel, Itaquaquecetuba, Arujá, Guarulhos e São Paulo, melhorando a infraestrutura viária e logística na Região Metropolitana.