Publicado em 13/01/2026 às 11h27
Por Redação
Um levantamento realizado pela Verisure (empresa líder em monitoramento residencial e empresarial), com base no volume de buscas dos usuários no Google Brasil em 2025, identificou quais são os 10 bairros de São Paulo mais associados à pergunta “é perigoso?”.
Vale destacar que o ranking reflete interesse e percepção, não os índices oficiais. A Vila Mariana, por exemplo, costuma aparecer de forma positiva em indicadores urbanos.Já o Mapa da Desigualdade 2024 posiciona o distrito como o terceiro melhor para se viver na capital. Considera critérios como segurança, saúde, renda, educação, moradia e transporte.Ainda assim, o bairro figura entre os mais buscados no Google associados à pergunta “é perigoso?”, o que pode estar relacionado à recente onda de furtos.
Nesta pesquisa a Vila Mariana aparece como primeira do ranking, seguida por Pirituba, Vila Prudente, Higienópolis, Itaquera, Jardim Ângela, Itaim Bibi, Jardim Peri, Barra Funda e Jabaquara.
O que avaliar para saber se um bairro é seguro?
Existem muitos fatores que influenciam na segurança de um lugar e que podem ajudar no monitoramento residencial, como:Localização e entorno urbano: proximidade com áreas pouco movimentadas ou que recebem um alto fluxo de pessoas, grandes vias de acesso ou regiões com histórico de conflitos sociais podem gerar insegurança percebida;Índice de criminalidade: registros de furtos, roubos e outros crimes impactam diretamente a imagem de um bairro, mesmo quando os números variam ao longo do tempo;Infraestrutura urbana: iluminação pública deficiente, ruas mal conservadas e ausência de espaços públicos bem-cuidados tendem a aumentar a sensação de risco;Vigilância e presença do poder público: policiamento, câmeras e ações de fiscalização contribuem para reduzir dúvidas e aumentar a sensação de proteção.



















