Publicada em 16/01/2026 às 10h16
Por Redação
O projeto ‘As Mulheres, a Capoeira e o Movimento para a Vida’ segue com o compromisso de empoderar as mulheres, sobretudo aquelas que vivem em territórios periféricos.
A primeira apresentação do projeto de 2026 acontece no dia 17 de janeiro (sábado), no Instituto Movimento para a Vida, em Pirituba, a agenda se inicia às 15h com a vivência ‘A Mulher Líder’, que tem o intuito de inspirar, acolher e impulsionar mulheres da periferia a se reconhecerem como agentes de transformação em seus territórios. A atividade será conduzida por mulheres atuantes no Instituto Movimento Para Vida, que estão à frente de iniciativas voltadas para o fortalecimento da democracia, da justiça social e do combate à desigualdade racial e de gênero. Na sequência, às 16h, acontece uma ‘Oficina de Pano de Prato’, que se insere na lógica de geração de renda e fortalecimento da autonomia financeira às participantes. A atividade será ministrada pela multiartista Bárbara Cabral.
Idealizado pela Professora Rasta (Aline da Silva Zabotto),o projeto ‘As Mulheres, a Capoeira e o Movimento para a Vida’ nasce da experiência do Instituto Movimento Para Vida, que atua desde 2017 com aulas gratuitas de capoeira para crianças e adolescentes da comunidade do Cantagalo, em Pirituba, zona norte da cidade, e hoje atende mais de 80 alunos. O projeto foi contemplado na 2ª Edição do Programa Municipal de Fomento à Capoeira – Módulo II – Grupos e Coletivos. O Programa de Fomento à Capoeira é uma iniciativa da Prefeitura de São Paulo através da Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa.
Serviço
Data:
Dia 17 ( sábado)- Vivência ‘A Mulher Líder’- 15h
Oficina de Pano de Prato- 16h
Local
Instituto Movimento para a Vida
Rua Salvo Veloso, 287 – Jardim Sidney
Com tradução em Libras
Foto: Jennifer Silva




















