COTIDIANO

130 mil pessoas aguardam por cirurgias na capital paulista

Publicado em 30/07/2021 às 11h

Por Ira Romão (via O São Paulo)

Atendimentos na rede pública foram suspensos em março e retomados recentemente, assim como consultas e exames

Com o avanço da vacinação e a queda nas internações por COVID-19, a Prefeitura de São Paulo iniciou, recentemente, na rede de Atenção Básica e Especializada do município, a retomada do agendamento de consultas, exames e cirurgias eletivas, isto é, aquelas que não são urgentes.

A marcação tem sido feita, inclusive, de modo presencial nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) da capital paulista. Esses atendimentos haviam sido suspensos em março, em decorrência do aumento no número de casos por COVID-19. O objetivo foi disponibilizar mais leitos para o tratamento de pacientes infectados pelo vírus.

Os critérios para a retomada foram especificados na portaria nº 286, publicada em 29 de junho, no Diário Oficial da Cidade de São Paulo. A previsão é que ocorra a retomada gradual com 50% da estrutura de atendimento presencial disponível e 50% dos agendamentos atendidos por meio de teleconsultas.

A proposta de retomada

Atualmente, a cidade de São Paulo tem aproximadamente 130 mil pacientes só na fila da cirurgia, número que a Prefeitura afirma ser “dinâmico”, já que “os procedimentos e demandas se alteram diariamente”. O órgão afirmou que “o objetivo é agilizar o tempo médio para a realização dessas cirurgias na cidade de São Paulo, além de exames como colonoscopia, endoscopia digestiva alta e de cabeça e pescoço, entre outros”.

E informou que, a partir de 1º de agosto, “os exames também começam a ser realizados com equipamentos de ponta para qualificar ainda mais o atendimento”. De janeiro a julho de 2019, foram realizados, por meio dos Hospitais Dia, 8.707 procedimentos. Em 2020, no mesmo período, houve 3.365 cirurgias eletivas nos HDs. Em 2021, até o mês de maio, ocorreram 6.784 cirurgias.

Desafios práticos

Mesmo com essa retomada anunciada, as pessoas têm esperado por uma vaga na rede básica de saúde. É o caso da atendente Mônica Seles, 26, moradora da Parada de Taipas, zona Noroeste. Mônica conta que a última consulta na UBS próxima à sua casa ocorreu no início de 2020, antes da pandemia. De lá pra cá, ela já tentou agendar consultas inúmeras vezes, mas sem sucesso.

“Há dois meses, comecei a tentar novamente. Tentei marcar clínico geral, porque estou sentindo dor de cabeça com muita frequência, e ginecologista. O que escuto desde o ano passado, porém, é que não estão agendando. Somente se for caso de emergência”, relata.

Há algumas semanas, a atendente conseguiu fazer a coleta do papanicolau (exame ginecológico) por meio do mutirão da saúde que ocorreu em seu bairro, mas ainda não conseguiu agendar uma consulta. E mesmo entre os pacientes que já conseguiram um agendamento, a espera também é inevitável. É o que compartilha o representante comercial Rodnei Silveira, 50, que mora no Jardim Arpoador, zona Oeste da capital.

“Aguardei pouco mais de 30 dias para conseguir agendar um exame de retina. O que eu não esperava era que levaria mais três meses para conseguir realizar o procedimento. Meu exame foi agendado para outubro”, discorre Silveira.

Na nota enviada à reportagem, a Prefeitura não respondeu sobre o tempo médio de espera para se conseguir um agendamento em consultas, exames ou cirurgias, mas disse que “os critérios norteadores [para o agendamento] seguirão a ordem de prioridade clínica e cronológica, de acordo com cada caso”.

Imagem: Divulgação

 

Ultrafarma

Folha Noroeste

Somos o maior prestador da região Noroeste, com mais de 100 mil exemplares impressos a Folha do Noroeste tem se destacado pelo seu comprometimento com a Noticia e tem ajudado a milhares de pessoas a divulgar os problemas do cotidiano de nosso bairro.

Adicione Comentário

Clique aqui para postar um comentário

Instagram

Instagram has returned empty data. Please authorize your Instagram account in the plugin settings .

Video

Uniquely strategize progressive markets rather than frictionless manufactured products. Collaboratively engineer reliable.

Flickr

  • rue Garancière
  • St. Germain
  • Thermopyles by night
  • Ella
  • Baobabs
  • Vaudou
  • Zombi
  • rue Clovis
  • Saint-Étienne-du-Mont