COTIDIANO

Circular pela cidade de São Paulo é mais desafiador para mulheres, aponta pesquisa

Publicado em 19/09/2022 às 9h35

por Redação/via Folha de SP

Falta de infraestrutura, insegurança e transporte demorado. Para quem mora em São Paulo, sobretudo na região de Pirituba/Jaraguá, o deslocamento pela cidade parece uma corrida de obstáculos. Sem acesso ao Metrô, o piritubano depende dos trens da CPTM e da rede de ônibus paulistana para estudar ou ir ao trabalho. Mas se você é mulher, o desafio fica ainda maior (seja por aqui ou na cidade inteira) porque na equação entram fatores como filhos, compras e demais necessidades. A conclusão vem da dissertação “A mobilidade das mulheres em São Paulo: experiência, precauções e autonomia”, apresentada por Marina Pereira na FAU (Faculdade de Arquitetura e Urbanismo), da USP. De forma geral, mulheres se deslocam mais a pé e utilizam mais o transporte coletivo do que os homens. São necessidades diferentes que resultam em mais desafios durante os deslocamentos pela cidade, principalmente à noite.

Ponto da Avenida Mutinga. Foto: Reprodução/Street View

Rotina

Andreia tem 41 anos e começa o dia com uma caminhada de 20 minutos até a casa da mãe, na região de Taipas. Depois de deixar o filho com a avó, ela toma o primeiro ônibus até o Jaraguá e depois outro em direção à Anhanguera. Na volta para casa, por volta da meia-noite, ela ainda enfrenta o desafio de aguardar o ônibus em meio à escuridão, com medo de ser assaltada. Assim como ela, tantas outras mulheres precisam pegar ônibus para ir ao trabalho ou o trem da Linha 7-Rubi. E para elas, que muitas vezes são mães e trabalhadoras, é muito mais desafiador enfrentar pontos de ônibus vazios à noite e até mesmo carregar sacolas em meio a vagões lotados. Para a autora da dissertação, a viagem do homem se concentra em casa-trabalho e casa-estudo. Já as mulheres, além de fazerem o percurso casa-trabalho, também incluem na jornada “estudo, mercado, farmácia e saúde”.

E você, leitora, se sente mais vulnerável ao utilizar o transporte público?

Ultrafarma

Folha Noroeste

Somos o maior prestador da região Noroeste, com mais de 100 mil exemplares impressos a Folha do Noroeste tem se destacado pelo seu comprometimento com a Noticia e tem ajudado a milhares de pessoas a divulgar os problemas do cotidiano de nosso bairro.

Adicione Comentário

Clique aqui para postar um comentário

Instagram

Instagram has returned empty data. Please authorize your Instagram account in the plugin settings .

Video

Uniquely strategize progressive markets rather than frictionless manufactured products. Collaboratively engineer reliable.

Flickr

  • rue Garancière
  • St. Germain
  • Thermopyles by night
  • Ella
  • Baobabs
  • Vaudou
  • Zombi
  • rue Clovis
  • Saint-Étienne-du-Mont