Publicado em 30/12/2021 às 9h30
via ABCdoABC
O Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran.SP) divulgou o novo cronograma do licenciamento anual obrigatório de 2022. O calendário foi estabelecido com base no final da placa dos veículos, porém com início a partir de julho – exceto para caminhões e tratores, que têm prazos entre outubro e dezembro. A mudança vem ao encontro do aumento no número de parcelas do IPVA, que teve o prazo de pagamento estendido de três para cinco parcelas, começando em fevereiro do ano que vem.
O calendário fixa o prazo-limite para o pagamento regular do licenciamento de acordo com o final da placa. Se não for realizado até o último dia útil do mês referente, haverá incidência de multa e juros. A regra é a mesma: todos os débitos do veículo devem estar quitados.
Em 2022, o valor da taxa para licenciar veículos usados é de R$ 144,86, independentemente do calendário de vencimento. Assim como em 2021, não haverá cobrança de taxa do seguro DPVAT, conforme decisão do Conselho Nacional de Seguros Privados (CNSP).
Como licenciar?
Para licenciar o veículo é preciso informar o número do Renavam e pagar, via internet banking, aplicativo ou caixa eletrônico, os débitos do veículo, como por exemplo: IPVA, possíveis multas exigíveis e a taxa de licenciamento. O documento digital fica disponível para download e impressão no item ‘Licenciamento Digital’ nos portais do Poupatempo, Detran.SP e Senatran, além dos aplicativos Poupatempo Digital, Detran.SP e Carteira Digital de Trânsito – CDT.
Licenciamento antecipado
A partir de 3 de janeiro, os motoristas já podem realizar o licenciamento antecipado. A providência é para todos os veículos, independentemente do final de placa. O serviço é oferecido pelo Detran. SP para facilitar o pagamento do licenciamento junto com o IPVA, que poderá ser quitado em cota única ou parcelado.
Adicione Comentário