Publicado em 06/03, às 11h30
Por Priscila Perez
O vão-livre do Masp será palco de uma programação especial em celebração ao Dia Internacional da Mulher neste sábado, 7 de março, a partir das 9h. Durante a ação promovida pela Prefeitura de São Paulo, serão oferecidos serviços gratuitos, como vagas de emprego, recolocação profissional em diversas áreas (comércio, serviços, alimentação, beleza, moda, etc.) e capacitação profissional, orientação para mulheres empreendedoras, além de palestras e oficinas voltadas ao público feminino para troca de experiências. Ao todo, serão oferecidas mais de 2.500 vagas de emprego com salários de até R$ 4.500 e 1.450 vagas em cursos de qualificação. “Proporcionaremos diversas opções que vão do artesanato ao contato com simuladores virtuais para atuação no setor de soldagem”, completa Aline Cardoso, secretária de Desenvolvimento Econômico e Trabalho.
Oportunidades
O Cate (Centro de Apoio ao Trabalho e Empreendedorismo) participará do evento oferecendo oportunidades de emprego e emissão de carteira de trabalho. Para ser atendida pelo Cate, é necessário apresentar RG, CPF, carteira de trabalho, número do PIS e uma foto atual, caso precise de um novo documento.
Direito da mulher
Mulheres vítimas de violência doméstica também poderão realizar a denúncia na tenda do programa Tem Saída, que contará com o apoio da Defensoria Pública. Após realizada a denúncia, as mulheres podem acessar vagas de emprego exclusivas do programa.
Qualificação profissional
A Fundação Paulistana, entidade vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, vai oferecer 720 vagas para cursos profissionalizantes nos setores de tecnologia, sustentabilidade e gestão administrativa. As oportunidades são para as áreas em manutenção de computadores, desenvolvimento web, ressignificação de resíduos sólidos, produção de alimentos em agroecologia, administração, tecnologias sustentáveis, dentre outras. A duração média dos cursos é de 150 horas com aulas que vão de segunda a sexta-feira.
A equipe técnica do Centro Paula Souza, vinculada à Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico, também marca presença na ação oferecendo 360 vagas para cursos profissionalizantes no setor de construção civil. Exclusivas para o público feminino, as turmas serão voltadas a profissões consideradas masculinas como pintora de parede, eletricista, soldadora, pedreira e grafiteira.
Com previsão de início ainda no mês de março e atendendo todas as regiões da cidade, os cursos são direcionados para mulheres com idade a partir dos 16 anos. Para realizar a inscrição é necessário apresentar RG e CPF. Dependendo da modalidade escolhida a interessada será encaminhada para a efetivação da matrícula no local onde as aulas serão realizadas.
Empreendedorismo
A Ade Sampa, agência vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho oferecerá mentorias e orientações gratuitas para as mulheres que desejam abrir um negócio próprio. Além disso, as empreendedoras poderão se inscrever para as novas turmas dos programas de aceleração Mais Mulheres e Fábrica de Negócios, que impulsionam startups com ideias inovadoras. Palestras e rodas de conversa com foco no empreendedorismo feminino, mercado de trabalho e diversidade também fazem parte da programação.
Os agentes do Mãos e Mentes Paulistanas, programa que promove o artesanato na cidade, estarão no local fazendo o credenciamento desses profissionais e os testes de habilidades com as artesãs pré-credenciadas para a entrada no programa.
Evento – Lugar de Mulher é trabalhando onde ela quiser
- Quando: 7 de março, sábado, das 9h às 16h;
- Quanto: atividades gratuitas;
- Onde: Vão Livre do Masp, na Avenida Paulista, 1.578.
Adicione Comentário