Publicado em 08/04/2022 às 9h30
por Redação
Com sucessivas falhas operacionais na bagagem desde que assumiu as linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda em 27 de janeiro, a concessionária ViaMobilidade foi, enfim, multada pelo Governo de São Paulo em R$ 4,3 mi.

Segundo a Secretaria de Transportes Metropolitanos de São Paulo (STM), após análise dos fatos, concluiu-se que as falhas constantes nas duas linhas, ocorridas desde que passaram a ser operadas pela iniciativa privada, têm prejudicado os passageiros do sistema metroviário. “A STM aplicou as sanções cabíveis em contrato no valor de R$ 4,3 milhões.” Ainda de acordo com a pasta, dentro do processo administrativo instaurado, cabe recurso à concessionária.
Acompanhamento
A SMT detalhe que existe um órgão responsável por monitorar todas as concessões feitas pelo governo paulista com o objetivo de assegurar a qualidade dos serviços prestados à população. Trata-se da Comissão de Monitoramento de Permissões e Concessões (CMCP). O Ministério Público de São Paulo também está investigando o caso.
Treinamento e caos
Foram seis meses de treinamento junto à CPTM até que a transição fosse concluída. Porém, de janeiro para cá, além dos ramais registrarem uma falha a cada dois dias, um trem da 8-Diamante bateu em uma barreira de contenção na plataforma da Estação Júlio Prestes e, ainda mais grave, um funcionário morreu eletrocutado enquanto fazia a manutenção de um equipamento na 9-Esmeralda.

Adicione Comentário