Publicado em 29/01, às 12h
Por Priscila Perez
Mais uma concessão em vista no governo de João Doria. Agora, o alvo da vez é a Sabesp, empresa de economia mista responsável pelo fornecimento de água, coleta e tratamento de esgotos em todo o Estado de São Paulo.
Caso o novo marco regulatório de saneamento básico seja aprovado no Congresso, cuja votação deve ocorrer ainda no início deste ano, e sancionado pelo presidente Jair Bolsonaro em seguida, o governo paulista sinaliza conceder a companhia à iniciativa privada. Porém, se o marco não passar, o plano B seria capitalizar a empresa, que tem ações na bolsa de valores.
Vale lembrar que a proposta poderá retornar à Câmara dos Deputados se os senadores modificarem o texto original, que abre caminho para o envolvimento de empresas privadas no setor a fim de universalizar o acesso ao serviço em todo o Brasil.
A novidade foi anunciada pelo próprio governador durante um evento no banco Credit Suisse, na capital paulista. “Se for aprovado o marco regulatório, São Paulo, sim, vai estudar a concessão da Sabesp. Se houver uma situação contrária, capitalização será feita. Isso já está decidido”, cravou Doria. “A Sabesp tem 60 anos produzindo qualidade no tratamento de água. Não vamos nos afastar de ser um governo desestatizante mesmo no caso de uma empresa brilhantemente administrada como é a Sabesp.”
Segundo o governador, com a concessão, seria possível expandir a atuação da Sabesp para outros estados.
Adicione Comentário