Publicado em 08/12/2021 às 10h
via R7
O governo estadual de São Paulo adiou o fechamento das bilheterias nas redes do Metrô e da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) após uma série de problemas e reclamações sobre o novo bilhete TOP. Até mesmo os totens de autoatendimento apresentaram problemas. Ainda não há prazo para o novo cronograma de substituição dos pontos de venda.
O fechamento das bilheterias foi anunciado em outubro deste ano pelo governo e contemplaria todas as estações do Metrô e da CPTM. A previsão de encerrar o processo era até o fim do ano, antes do adiamento anunciado na última terça-feira (7).
Segundo a gestão estadual, o objetivo do fechamento dos pontos de venda é simplificar a rotina dos usuários e economizar R$ 100 milhões por ano. O novo sistema de pagamento por bilhetes, no entanto, foi alvo de reclamação de alguns usuários. O Sindicato dos Metroviários de São Paulo afirma que a mudança pode atrapalhar principalmente os idosos.
Atualmente apenas duas estações da CPTM (Granja Julieta e João Dias) e uma do Metrô (Belém) operam sem bilheterias. Quando o processo de fechamento das bilheterias for concluído, os novos bilhetes poderão ser comprados por canais digitais (pelo aplicativo TOP ou pelo WhatsApp, com pagamento por Pix), nas máquinas de autoatendimento dentro das estações ou em estabelecimentos comerciais no entorno das estações. O Bilhete Único e o BOM continuarão funcionando normalmente, bem como os bilhetes de papel.
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