Publicado em 24/02/2022 às 11h
por Redação/via G1
O Tribunal de Contas do Município (TCM-SP) autorizou a retomada da licitação de quase R$ 900 milhões para a modernização dos semáforos da capital, que estava parada desde 2020. Para que o processo de escolha das empresas seja retomado, o conselheiro Domingos Dissei ordenou que a CET republique o edital de chamamento da licitação, fazendo readequações técnicas e de preços nos lotes alvo da concorrência.
Publicado em 2019, o edital estava parado há dois anos após o TCM identificar ao menos sete problemas que poderiam gerar direcionamento de empresas, além de falta de clareza e transparência nos aspectos técnicos. Com valor total estimado em R$ 894,9 milhões, a licitação vai contemplar a modernização de 2.583 semáforos e a manutenção de outros 5.895 faróis no prazo de 60 meses.
Vandalismo sobe 15% em 2021
Segundo a CET, houve aumento nos casos de furto e vandalismo de semáforos na cidade em 2021. Em 2020, por exemplo, foram 4.554. No ano seguinte, 5.213 registros, cerca de 15% a mais. A média de 2021 é de 14 semáforos danificados por dia. O vandalismo de um controlador pode afetar o funcionamento de até cinco cruzamentos semaforizados numa mesma região. Um desses casos foi registrado no cruzamento da Estrada Turística do Jaraguá com a Avenida Jornalista Paulo Zingg, na zona noroeste. No dia 24 de janeiro, 35 metros de cabeamento foram furtados por criminosos. Já no dia 28, câmeras gravaram o furto de um controlador na Rua Cardoso de Almeida, em Perdizes. Para se ter ideia, o criminoso levou o aparelho em um saco, totalmente despreocupado.
Com o objetivo de evitar casos como esses, a CET tem instalado os controladores de semáforo em locais mais altos e concretado as tampas das caixas por onde passam a fiação.
Adicione Comentário