Publicada em 02/9/2025 às 10h40
Por Redação
A Sabesp deu novo prazo nesta segunda-feira (1°) para o término da obra da cratera que se abriu em abril na Marginal do Rio Tietê. Segundo a companhia, o reparo total do trecho só acontecerá em março de 2026.
O diretor de engenharia da empresa, Roberval Tavares, afirmou que o prazo mais longo será necessário porque a empresa ainda não conseguiu estabilizar a cratera e retirar totalmente o esgoto que estava vazando no interceptor de esgoto, na pista da Marginal.O buraco se abriu no dia 10 de abril, foi fechado dias depois, mas voltou a ceder em 11 de maio. Foi então que a Sabesp identificou que o problema era mais grave do que se imaginava e exigiria uma obra complexa, a 15 metros de profundidade.Lá embaixo passa um supertúnel de esgoto que recebe os dejetos de vários bairros da capital e os leva até a estação de tratamento de Barueri, na região metropolitana.
São dois túneis no local, um de cada lado da Marginal Tietê. O da margem direita precisou ser totalmente esvaziado para permitir as obras de reparo onde a cratera se abriu, perto da ponte Atílio Fontana. Para isso, a Sabesp criou pontos de transferência de esgoto para outras tubulações, desde o Parque Novo Mundo, passando pelas pontes da Casa Verde, da Freguesia do Ó, do Piqueri, até o ponto da cratera.A operação é feita por tubos que ligam uma margem à outra, passando pelas pontes sobre o rio, e também por um duto subterrâneo na região do Piqueri. A transferência envolve o esgoto de mais de 435 mil imóveis da Zona Norte.



















