Publicado às 11h
Por Gabriel Cabral
A Prefeitura de São Paulo inaugurou na última terça-feira, 21, na Praça Charles Miller, na região do Pacaembu, Zona Oeste, cinco ônibus que irão passar pelos bairros da capital para castrar gratuitamente cães e gatos. O programa Castramóvel faz parte do Programa Permanente de Controle Reprodutivo de Cães e Gatos (PPCRCG), que já existe desde 2011.
Os ônibus possuem centros cirúrgicos para que se possa fazer a castração dos animais domésticos com segurança e higiene, de forma adequada. A previsão é que as unidades móveis façam 25 mil atendimentos até o fim de 2019. A população de baixa renda deve ser a principal beneficiada pela proposta, que recebeu recurso de emenda parlamentar do vereador Xexéu Trípoli (PV).
A organização do calendário que definirá por quais bairros os ônibus passarão será definido pela prefeitura e as subprefeituras e demais pastas irão auxiliar na divulgação das datas e horários aos munícipes. Desta forma, os donos dos pets poderão fazer cadastro para receberem o atendimento.
O serviço de castração gratuita também é feito em clínicas credenciadas pela Prefeitura de São Paulo. Para isso, as pessoas devem realizar o cadastro e seguir as orientações que indicarão em qual clínica credenciada elas devem comparecer. Para mais informações, clique aqui.
Em 2018, de acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, cerca de 104 mil cães e gatos foram castrados pelo programa municipal.
Fotos: Marcelo Pereira/SECOM
Adicione Comentário