Publicado em 18/10/2022 às 10h20
por Redação
Desde a última segunda-feira, 17 de outubro, as empresas de transporte coletivo da capital estão proibidas de comprar novos ônibus movidos a diesel. O veto da Prefeitura surpreendeu as concessionárias, mas tem tudo a ver com a meta da Gestão Ricardo Nunes de ampliar a frota de elétricos na cidade.
Energia limpa
Para se ter ideia, apenas 1,6% dos ônibus que circulam pela capital são elétricos, o equivalente a 219 veículos, sendo 201 trólebus e 18 movidos a bateria, dos 14 mil operantes. Com o estímulo, a SPTrans espera fechar 2024 com mais de 2,6 mil veículos movidos a energia elétrica por aqui. A medida, entretanto, não se aplica aos miniônibus, já que ainda não há tecnologia disponível para esse tipo de veículo, de menor capacidade e dimensão. A medida, que visa reduzir a emissão de poluentes na cidade, também vai impactar no bolso das empresas. Um ônibus elétrico pode custar três vezes mais que um movido a diesel.
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