Publicado em 31/10/2024 às 10h13
Por Redação
As novas regulamentações e políticas de mobilidade impactam o setor de transporte de veículos no Brasil. Especialistas avaliam como o governo pode apoiar o crescimento sustentável de transportadoras.Nos últimos anos, a política de transporte tem sido alvo de intensos debates no Brasil, principalmente em relação às normas de segurança, tributação e fiscalização.
Com o aumento das demandas por mobilidade e os desafios logísticos, o setor de frete de veículos necessita de apoio governamental para evoluir de forma eficiente e sustentável.
Transportadoras de veículos
Empresas de transportadora de veículos enfrentam uma série de desafios, incluindo altos custos operacionais, pedágios e impostos. Essas taxas influenciam diretamente o preço final dos serviços, como o guincho 24 horas, um serviço essencial para emergências em rodovias e grandes cidades.
Para entender melhor o impacto das políticas atuais sobre o setor, conversamos com Ana Soares, especialista em logística e consultora de mobilidade.
Segundo Soares, “a alta carga tributária e a falta de incentivos acabam desmotivando investimentos. Transportadoras de veículos, principalmente as que atuam com guincho 24 horas, precisam de políticas que facilitem a operação e a modernização de suas frotas.”
Políticas vigentes para transportes
Soares destaca que políticas de isenção fiscal para veículos usados no frete de veículos seriam um passo positivo para o setor. “Empresas que precisam operar com custos reduzidos se beneficiaram, por exemplo, de isenções fiscais em veículos utilizados exclusivamente para transporte, o que ajudaria a reduzir o custo final para os clientes.”
Outro ponto relevante, segundo a especialista, é a infraestrutura das estradas, que precisa ser atualizada. A falta de manutenção impacta diretamente o trabalho das transportadoras e aumenta a demanda por serviços de guincho 24 horas.
Soares observa que “estradas em mau estado são responsáveis por um grande número de chamados de guincho e elevam os custos operacionais das empresas.”
Diante desse cenário, a expectativa de empresários do setor é que políticas de incentivo e melhorias em infraestrutura sejam incluídas nas pautas governamentais. A implementação de programas de incentivo fiscal e a melhoria das condições das estradas podem tornar o setor de frete de veículos mais competitivo e acessível.
Empresas de transporte, ao lado de especialistas e sindicatos, continuam pressionando por melhorias políticas e estruturais. A esperança é de que, com ajustes, o setor se fortaleça, gerando empregos e oferecendo um serviço mais seguro e eficiente para todos.