Publicado em 15/06/2021 às 11h45
Por Redação/G1
Medida tem como objetivo evitar aglomerações nos postos e garantir a oferta de imunizante para todos, já que o estado também repassa da forma gradativa as doses que recebe do Ministério da Saúde.
A Prefeitura de São Paulo vai fracionar as datas de vacinação contra a Covid para os próximos grupos elegíveis.
A medida tem como objetivo evitar aglomerações nos postos e garantir a oferta de imunizante para todos, já que o estado também repassa da forma gradativa as doses que recebe do Ministério da Saúde.
“A gente está escalonando para dar tranquilidade para as pessoas que vão vacinar, e também para que a nossa equipe da Secretaria de Saúde possa desenvolver o seu trabalho de uma forma coerente e que atenda a necessidade da população que vai se vacinar”, disse em coletiva de imprensa nesta manhã o prefeito Ricardo Nunes (MDB).
“A Prefeitura de São Paulo não está adiando nenhuma vacinação, está dentro do cronograma”, afirmou Nunes.
Segundo Edson Aparecido, secretário municipal da Saúde, a estratégia será mantida e aplicada conforme avanço de públicos-alvo.
“Vamos fazer ao longo de todo o processo de vacinação anunciado pelo governo do estado até o dia 15 de setembro, quando a gente completa então a vacinação das pessoas acima de 18 anos”, afirmou.
Nesta segunda (14), a capital começou a imunizar pessoas de 58 a 59 anos.
A gestão municipal pede que as pessoas tentem respeitar as datas, mas quem não conseguir ir no dia previsto, poderá procurar qualquer unidade de saúde depois.
Veja abaixo como o fica o calendário na capital:
- 56 e 57 anos: quarta-feira (16)
- 54 e 55 anos: quinta-feira (17)
- 52 e 53 anos: sexta-feira (18)
- Todas as idades anteriores: sábado (19)
- 50 e 51 anos: segunda (21) e (22)
A gestão municipal lançou nesta terça uma plataforma chamada de “Filômetro” para que as pessoas possam verificar se há filas nos locais de vacinação. A consulta é feito pelo site: https://deolhonafila.prefeitura.sp.gov.br/
“Isso será atualizado a cada 2 horas, então, é um serviço muito importante nesse momento onde a quantidade de pessoas a ser vacinada é muito grande”, disse o secretário Edson Aparecido em coletiva de imprensa nesta manhã.
Toda a rede de postos está em operação para a vacinação: as 468 Unidades Básicas de Saúde (UBSs); megapostos com acesso a pedestres, postos que funcionam exclusivamente em sistema drive-thru e a rede de farmácias parceiras.
A vacina também está disponível nas AMAs/UBSs Integradas, unidades do Serviço de Atenção Especializada (SAE) e nos Centros de Saúde. (Veja a lista completa dos endereços)
Adicione Comentário