Publicado em 14/10/2024 às 9h08
Por Redação
O Procon-SP irá notificar a distribuidora de energia elétrica Enel devido ao apagão que deixou milhares de imóveis sem luz na sexta-feira (11). A empresa terá até 48h para apresentar uma manifestação, considerando a gravidade das consequências. Até lá, o Procon orienta que clientes registrem os prejuízos causados pelo apagão.
Conforme o Código de Defesa do Consumidor, os clientes têm direito ao desconto na fatura pelos dias em que o imóvel ficou sem luz. Também podem ser ressarcidas perdas de produtos como alimentos ou remédios, que precisam de refrigeração. Nesses casos, é importante fotografar os itens estragados e guardar as notas fiscais, se houver.
A concessionária afirmou que já restabeleceu a luz para 1,5 milhão dos clientes, mas que não há prazo de retorno para os 537 mil ainda sem luz. No Jaraguá, vários condomínios ainda estão sem energia. A Enel se comprometeu a aumentar o número total de funcionários em campo.