Publicado em 12/04/2022 às 10h40
por Redação/via G1
Os bairros de Perdizes e Santa Cecília viraram alvo de quadrilhas especializadas no furto de condomínios. Os criminosos são, em sua maioria, jovens e adolescentes.
Em Perdizes, uma câmera de segurança registrou o momento em que cinco adolescentes invadiram um prédio na Rua São Geraldo, próximo ao Parque da Água Branca. Para alcançar o estacionamento, onde seriam furtadas as bicicletas dos moradores, o grupo passou por dois portões sem ser notado. O principal foi aberto na marra, o suficiente para que os jovens conseguissem entrar. A ação durou poucos minutos e, ao final, os criminosos saíram do local com as bikes. Para se ter ideia, três prédios da Rua São Geraldo já sofreram invasões desse tipo desde o final de 2021.
Na região da Santa Cecília, a ação foi semelhante. Três jovens tentaram invadir um prédio, mas o furto não deu certo e todos fugiram sem levar nada.
Metodologia
Normalmente, se não conseguem entrar como visitantes, os criminosos tentam arrombar o portão ou até quebrar a fechadura. Mas a primeira opção é muito comum. No ano passado, uma jovem entrou em um prédio do bairro se passando como visitante e ainda conseguiu liberar a entrada de um comparsa. Ao final da ação, a dupla levou dinheiro e joias.
Números
Segundo o DEIC (Departamento de Investigações Criminais), estão sendo investigados dez furtos recentes a condomínios na região, isso sem levar em conta os casos investigados pelas delegacias locais. No ano passado, a Secretaria da Segurança Pública de São Paulo (SSP) afirma ter solucionado 114 casos desse tipo e efetuado 56 prisões.
Adicione Comentário