Publicado em 24/03/2023 às 10h40
por Redação
A aguardada Linha 20-Rosa do Metrô, que vai ligar o bairro da Lapa ao ABC Paulista no futuro, segue nos holofotes com avanços significativos no campo burocrático. Depois de superar a 19-Celeste na disputa pela preferência do governador Tarcísio de Freitas, o novo ramal recebeu na última terça-feira, 21 de março, o aval da Prefeitura de Santo André em relação às diretrizes de implantação do projeto, que contará com 24 estações, sendo quatro delas no próprio município. As tratativas começaram em janeiro deste ano e avançaram, passando pelo crivo do grupo técnico da Prefeitura de Santo André – que foi a primeira a aprovar as diretrizes, que incluem processos e licenças relacionados à Linha 20-Rosa.
Análise do trajeto
Como a FN já adiantou, o Metrô publicou recentemente um edital de licitação para a contratação de uma empresa que irá estimar e avaliar os terrenos que deverão ser desapropriados para a implantação da Linha 20. Entre as áreas prioritárias destacadas pelo Metrô estão as avenidas Santa Marina e Ermano Marchetti (imediações), além das ruas Tito e Francisco Alves, todas na região da Lapa. Conforme o edital, a avaliação dessas áreas prioritárias se configura numa etapa fundamental para dar início ao processo de desapropriação de imóveis, que deverá ser iniciado quando o projeto estiver pronto e contar com o aval do governo paulista.
Interligações
Totalmente subterrânea, ela terá 33 quilômetros de extensão e 24 estações, sendo seis delas no ABC. Desse total, sete terão acesso a outras linhas do sistema: Santa Marina (Linha 6-Laranja), Lapa (Linha 7-Rubi e Linha 8-Diamante), Cerro Corá (Linha 2-Verde), Fradique Coutinho (Linha 4-Amarela), Moema (Linha 5-Lilás), Saúde (Linha 1-Azul) e Santo André (Linha 10-Turquesa).
Adicione Comentário