Publicado em 03/08/2022 às 11h
por Redação/via Agência Brasil
Após chegar a Brasília, Belo Horizonte, João Pessoa e Porto Alegre, o sinal da tecnologia 5G será finalmente ativado na cidade de São Paulo nesta quinta-feira, 4 de agosto. A liberação foi confirmada ontem pela Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações).
Nesta primeira etapa, as antenas com sinal 5G estão concentradas na região do centro histórico, Avenida Paulista e Itaim Bibi. Por outro lado, bairros como Barra Funda, Aclimação, Mooca e Brás terão uma cobertura menor por enquanto. Na zona noroeste, Pirituba, Jaraguá e demais distritos ainda não aparecem na faixa de cobertura do serviço. Segundo a Anatel, apenas 25% da área urbana da cidade será contemplada. Para se ter ideia, o 5G tem fôlego para ser 20 vezes mais rápido que o 4G.
Liberação do sinal
A agência explica que a ativação antecipada ocorreu por conta do número expressivo de pedidos para instalação de antenas, que superou o previsto no edital. Pelas regras, nessa primeira fase, seriam necessárias, no mínimo, 462 estações ativadas até o dia 29 de setembro. Entretanto, até a última terça, a agência reguladora já havia recebido 1.378 pedidos de licenciamento na faixa de 3,5 GHz. O número corresponde a quase o triplo de antenas que deveriam ser instaladas na cidade até o final do ano.
Adicione Comentário