Publicado às 9h50
G1 São Paulo
Sete obras de melhorias da rede da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) estão paradas, duas delas, pelo menos, há nove anos, segundo informações obtidas pelo SPTV com base na Lei de Acesso à Informação. Os serviços para melhoria da rede elétrica começaram, mas não terminaram.
A manhã desta terça-feira (9) foi de falhas nas linhas Rubi e Safira da CPTM, que causaram lentidão na circulação. A linha-3 vermelha do metrô também teve uma falha. Desde o começo do ano, a CPTM apresentou 13 falhas.
Os dados obtidos mostram que, atualmente, sete obras destinadas para melhoria do sistema de energia elétrica, e que melhorariam o sistema, estão paradas.
Duas delas começaram em 2009 e previam “fornecimento e instalação de suprimento de energia ” nas linhas 8 -Diamante, 10-Turquesa e 11-Coral. Entre 2012 e 2014, a CPTM contratou outras obras da mesma natureza e incluiu também as linhas 7- Rubi , 9 – Esmeralda e 12-Safira. Quase R$ 300 milhões de reais foram gastos nessas obras que ainda não acabaram. Se tivessem sido concluídas, as obras melhorariam o funcionamento dos trens.
“Infelizmente, as empresas contratadas atrasam, e a gente age multando, rescindindo contratos e tendo que relicitar e chegamos no estágio em que infelizmente foi necessário a suspensão dos contratos em razão da restrição orçamentária. A previsão é que todos esses contratos sejam retomados em fevereiro e que eles sejam cumpridos num prazo máximo de 24 meses”, afirmou o secretário adjunto dos Transportes Metropolitanos, Michael Cerqueira.
Na linha-8 Diamante, tem passageiro que não esquece o perrengue que foi sexta-feira (5). Os trens pararam por duas horas no horário de pico. As plataformas ficaram lotadas, passageiros desceram dos vagões e caminharam pelos trilhos. E depois, tiveram que disputar os ônibus.
A CPTM disse que uma falha no sistema de energia que abastece os trens provocou a paralisação.
No mesmo dia e por volta do mesmo horário, outro problema elétrico interrompeu a circulação de trens da linha 9 -Esmeralda entre as estações Osasco e Presidente Altino.
Em novembro, mostramos que equipamentos como esses transformadores, comprados para as obras de modernização da linha 10 –Turquesa, estavam num pátio em Mauá. As peças estavam debaixo de sol e chuva, no mato e acumulando ferrugem.
Na época, a CPTM admitiu que os equipamentos não estavam guardados da maneira adequada, e ainda continuam lá. O secretário Michael Cerqueira disse que até o dia 15 vai retirar os transformadores desse pátio.
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