Publicado às 8h
G1 São Paulo
O Zoológico de São Paulo foi reconhecido como uma instituição científica e tecnológica do estado. Na prática, a medida facilitará o repasse de recursos para pesquisas no local.
Hoje 85% do orçamento da Fundação Zoológico é oriunda do ingresso de visitantes, e 15% são repassados pelo estado.
Há 15 anos o zoológico possui laboratórios bem equipados para fazer vários tipos de pesquisa, envolvendo, por exemplo, estudo de bactérias, doenças e reprodução animal. Foi a realização desse trabalho que garantiu à Fundação Parque Zoológico de São Paulo o reconhecimento como instituição científica e tecnológica.
Só de amostra de bactérias congeladas, há 7 mil no local. O DNA de cerca de 300 bichos já foi extraído nas salas do zoológico. Os estudos realizados lá ajudam a testar antibióticos, identificar micro-organismos que dão infecção nos bichos e trazer cura.
De acordo com o diretor presidente da Fundação Zoológico, Paulo Magalhães Bressani, o reconhecimento permite reivindicar mais recursos.
“Esse reconhecimento nos permite que a fundação possa reivindicar junto aos próprios organismos que fomentam a pesquisa recursos para esse tipo de trabalho, de fundações de fomento públicas e instituições privadas que tenham interesse em investir em pesquisas”, declarou Bressani.
Adicione Comentário