Publicado em 20/10/2022 às 10h
por Redação
Com o preço do gás de cozinha nas alturas e o botijão de 13 kg saindo a mais de R$ 100, muitos consumidores voltaram a utilizar lenha para cozinhar. Pensando nisso, três alunos da ETEC Jaraguá, que fazem o curso de eletrotécnica na unidade integrado ao ensino médio, desenvolveram uma alternativa mais sustentável e econômica ao gás de cozinha e também à lenha: o fogão solar parabólico, que utiliza raios solares para cozinhar os alimentos. Para sair do papel, a criação de Caio Gabriel da Silva (18), Ivan Olégario de Matos Júnior (17) e Fábio Barreto de Araújo (17), da ETEC Jaraguá, contou com o apoio financeiro de uma faculdade da região.
Foram quatro meses de pesquisa e desenvolvimento. A ideia surgiu durante as aulas de planejamento voltadas à elaboração do TCC (Trabalho de Conclusão de Curso em Eletrotécnica). Segundo Ivan, os estudantes foram incentivados a refletir sobre os problemas locais e, a partir deles, a desenvolver soluções criativas. “Após ver um vídeo sobre fogões solares nas redes sociais, passei a avaliar a possibilidade de aplicar essa tecnologia na comunidade local.”
Solução sustentável
O grupo agora está empenhado em melhorar a autonomia do equipamento em momentos de baixa incidência solar. “O fogão solar que estamos desenvolvendo já conta com uma movimentação similar ao dos girassóis para seguir a trajetória solar, com a adição de um sistema de indução removível alimentado por energia fotovoltaica, em fase de testes.”
Adicione Comentário