Publicado em 06/02/2023 às 9h
por Redação
A Etec Jaraguá vai participar da Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (Febrace), que acontece entre os dias 20 e 24 março, com um projeto sustentável desenvolvido pelos alunos Caio Gabriel da Silva, Ivan Olégario de Matos Júnior e Fábio Barreto de Araújo, com orientação do professor Jean Mendes Nascimento. Os jovens estão entre os 11 finalistas da feira, que é promovida pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Poli-USP).
De olho na sustentabilidade, o trio de estudantes desenvolveu uma alternativa mais econômica ao gás de cozinha e também à lenha: um fogão que utiliza raios solares para cozinhar os alimentos. O “solar beam” tem movimentação automatizada, sistema indutivo removível e retroalimentação fotovoltaica. Foram quatro meses de pesquisa e desenvolvimento. A ideia surgiu durante as aulas de planejamento voltadas à elaboração do TCC (Trabalho de Conclusão de Curso em Eletrotécnica). Segundo Ivan, os estudantes foram incentivados a refletir sobre os problemas locais e, a partir deles, a desenvolver soluções criativas. “Após ver um vídeo sobre fogões solares nas redes sociais, passei a avaliar a possibilidade de aplicar essa tecnologia na comunidade local.”
Premiação
Além de troféus, medalhas e certificados de participação, os grupos premiados podem receber recompensas ofertadas por instituições públicas e privadas, como estágios, bolsas de estudos, equipamentos eletrônicos, visitas técnicas e credenciais para participação em feiras nacionais e internacionais. A divulgação dos vencedores acontecerá no dia 24 de março. Entre os prêmios mais cobiçados estão as credenciais para estudantes de nove projetos selecionados representarem o Brasil na maior feira pré-universitária do mundo: a Regeneron ISEF (Internacional Science and Engineering Fair), com previsão de ser realizada em maio de 2023, nos Estados Unidos.
Adicione Comentário