Publicado às 10h
Priscila Perez
A EMEI Dona Leopoldina, no Alto da Lapa, é um verdadeiro caso de sucesso na educação infantil pública. Em vez de focar somente no ensino tradicional, a instituição busca envolver a criançada em projetos que estimulem o contato com a natureza e a arte. Há mais ou menos seis meses, os estudantes ganharam dois novos espaços – uma casa na árvore e um observatório de pássaros –, que passaram a fazer parte do cotidiano de aprendizagem. As informações são da Secretaria Municipal de Educação.
Empenho
A ideia nasceu em 2015, desenhada pelos próprios alunos após responderem à pergunta “Qual é o nosso sonho de escola?”. Estimulados a construir esse sonho, eles se empenharam para bolar novas experiências. A partir daí, o Conselho Mirim (sim, os pequenos também deliberam sobre as questões da escola) concluiu que a EMEI Dona Leopoldina deveria ter uma casa na árvore e um observatório de pássaros.
Naquele mesmo ano, a escola promoveu uma parceria entre as famílias dos estudantes e o Museu da Casa Brasileira, ligado à Secretaria Estadual de Cultura, para tirar o projeto do papel. Mas não foi fácil: levou, mais ou menos, dois anos, para concluir o processo, que envolveu doações de materiais, compra e montagem. A construção na unidade Lapa foi feita aos poucos com o apoio de funcionários e da comunidade.
Exemplo de escola
Premiada por diversas vezes, a escola ganhou reconhecimento com o projeto “Construindo Viveiros de Infância”. No ano passado, por exemplo, venceu o Prêmio Desafio 2030 – Escolas Transformando o Nosso Mundo, promovido pelos institutos Akatu, 5 Elementos, Reconectta e Virada Sustentável, que mapeou as melhores iniciativas educacionais na cidade.
Adicione Comentário