EDUCAÇÃO

Estudantes da EMEF Prof. Luiz David Sobrinho, no Jaraguá, transformam recicláveis em brinquedos

Publicado em 18/05/2022 às 9h30

por Redação/via Secom

Abordar a reciclagem de forma lúdica é uma das propostas dos projetos de educação ambiental “Reciclando e Aprendendo” e “Reciclando a Matemática” realizados na Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Prof. Luiz David Sobrinho, na região do Jaraguá.

Foto: Reprodução/Prefeitura de SP

A sustentabilidade é tratada em sala de aula de forma divertida, ensinando os alunos a conservar e reutilizar materiais. “Eles estão aprendendo novos hábitos de conservação, sustentabilidade, a dividir com o amigo e partilhar o que amigo não tem. Tem sido bem gratificante nesse sentido”, conta a professora de Educação Infantil e Ensino Fundamental I, Daniela Daros Correia Fonseca. Foi ela quem apresentou o plano de ensino ao Conselho Escolar e deu início às aulas na escola.

As crianças ficaram tão imersas no projeto que pediram para as famílias guardarem as embalagens. Ela lembra que um dos estudantes fez a reciclagem de forma espontânea em casa e contou para ela com entusiasmo ao chegar na escola: “Ele chegou e falou: Prô, eu reciclei em casa! Eu disse: Sério?! O que você fez? Ele falou: Ah, vou te trazer”.  E no dia seguinte, ele realmente levou todos os brinquedos que tinha feito de material reciclável.

Desafios pedagógicos

O plano da professora é a cada mês trabalhar algo específico. Agora em maio, eles trabalharão jogos, para auxiliar na alfabetização e brincar com os números, de modo a trazer desafios pedagógicos para as crianças. “É um projeto em que eles aprendem a preservar o meio ambiente de forma lúdica, e aquilo que ia para o lixo pode se transformar em alguma coisa. Pode se transformar num brinquedo, pode se transformar num jogo”, conta Daniela.

A experiência, além de transformadora, também estimula os alunos nos processos criativo e de alfabetização.“Nossas crianças e jovens devem ter essa responsabilidade, de guardar, reciclar e de ressignificar os itens que podem ser transformados. Educação Ambiental e aprendizagem é uma parceria que sempre dará certo.”

Ultrafarma

Folha Noroeste

Somos o maior prestador da região Noroeste, com mais de 100 mil exemplares impressos a Folha do Noroeste tem se destacado pelo seu comprometimento com a Noticia e tem ajudado a milhares de pessoas a divulgar os problemas do cotidiano de nosso bairro.

Adicione Comentário

Clique aqui para postar um comentário

Instagram

Instagram has returned empty data. Please authorize your Instagram account in the plugin settings .

Video

Uniquely strategize progressive markets rather than frictionless manufactured products. Collaboratively engineer reliable.

Flickr

  • rue Garancière
  • St. Germain
  • Thermopyles by night
  • Ella
  • Baobabs
  • Vaudou
  • Zombi
  • rue Clovis
  • Saint-Étienne-du-Mont