Publicado em 18/05/2022 às 9h30
por Redação/via Secom
Abordar a reciclagem de forma lúdica é uma das propostas dos projetos de educação ambiental “Reciclando e Aprendendo” e “Reciclando a Matemática” realizados na Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Prof. Luiz David Sobrinho, na região do Jaraguá.
A sustentabilidade é tratada em sala de aula de forma divertida, ensinando os alunos a conservar e reutilizar materiais. “Eles estão aprendendo novos hábitos de conservação, sustentabilidade, a dividir com o amigo e partilhar o que amigo não tem. Tem sido bem gratificante nesse sentido”, conta a professora de Educação Infantil e Ensino Fundamental I, Daniela Daros Correia Fonseca. Foi ela quem apresentou o plano de ensino ao Conselho Escolar e deu início às aulas na escola.
As crianças ficaram tão imersas no projeto que pediram para as famílias guardarem as embalagens. Ela lembra que um dos estudantes fez a reciclagem de forma espontânea em casa e contou para ela com entusiasmo ao chegar na escola: “Ele chegou e falou: Prô, eu reciclei em casa! Eu disse: Sério?! O que você fez? Ele falou: Ah, vou te trazer”. E no dia seguinte, ele realmente levou todos os brinquedos que tinha feito de material reciclável.
Desafios pedagógicos
O plano da professora é a cada mês trabalhar algo específico. Agora em maio, eles trabalharão jogos, para auxiliar na alfabetização e brincar com os números, de modo a trazer desafios pedagógicos para as crianças. “É um projeto em que eles aprendem a preservar o meio ambiente de forma lúdica, e aquilo que ia para o lixo pode se transformar em alguma coisa. Pode se transformar num brinquedo, pode se transformar num jogo”, conta Daniela.
A experiência, além de transformadora, também estimula os alunos nos processos criativo e de alfabetização.“Nossas crianças e jovens devem ter essa responsabilidade, de guardar, reciclar e de ressignificar os itens que podem ser transformados. Educação Ambiental e aprendizagem é uma parceria que sempre dará certo.”
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