Publicado em 15/03/2023 às 9h20
por Redação
O Parque Jardim das Perdizes recebe no próximo sábado, 18 de março, uma programação especial e gratuita, com caminhada, passeios de bicicleta, clowns e atividades acessíveis, em celebração ao Dia Internacional da Síndrome de Down. Trata-se do CaminhaDown São Paulo, evento voltado para a inclusão e acessibilidade, com produtos e serviços destinados a pessoas com deficiência intelectual, autismo e síndrome de Down. Além da rede de apoio, formada por organizações do terceiro setor e diversos profissionais, o evento conta também com a participação do Bike Down, um grupo de voluntários liderados por Rosana Ernani, professora e mãe de Fabrício, ciclista com síndrome de Down. A iniciativa é voltada para questões de mobilidade como forma de proporcionar mais autonomia e autoconfiança. Aliás, a escolha do parque como palco dessas importantes iniciativas não é à toa, visto que a área verde possui o “Selo de Acessibilidade”, concedido pela Comissão de Acessibilidade da Secretaria da Pessoa com Deficiência.
Inspirações
O CaminhaDown São Paulo foi idealizado por Rosana Bignami, professora e mãe de uma pessoa com a trissomia 21 (nome científico da síndrome de Down). A ideia surgiu da vontade de reunir famílias, comemorar as conquistas e definir estratégias pela inclusão, a partir da recusa de matrícula de sua filha em várias escolas do município. Já o Bike Down teve como inspiração a paixão de Fabrício (filho de Rosana Ernani) pela bike, o que o fez, desde cedo, a querer pedalar. A prática o ajudou a ter mais autonomia, tanto que hoje ele vai trabalhar com a bicicleta.
CaminhaDown SP
- ✅ Quando: 18/03/2023;
- ✅ Onde: Parque Jardim das Perdizez (entrada pelos portões 3 e 4) – Rua Pablo Picasso, altura do número 50/100, travessa da Av. Marquês de São Vicente;
- ✅ Recepção: das 9h às 10h;
- ✅ Caminhada: 11h;
- ✅ Passeio de bicicleta: a partir das 9h.
Adicione Comentário