Publicado em 10/02/2022 às 9h50
por Redação
No mês de celebração do centenário da Semana de Arte Moderna de 1922, a zona noroeste também participa da festa com uma programação especial, voltada ao público infantojuvenil. Todas as atividades acontecem nas bibliotecas da região.
A intervenção “Trilhinha Modernista”, do grupo Movimento Vem Brincar, é uma das atrações que promete movimentar as bibliotecas Érico Veríssimo, em Taipas, e Clarice Lispector, na Vila Romana. Voltada ao público de zero a seis anos, a atividade reúne brincadeira, música e contação de histórias, trazendo a importância do Modernismo nas artes, literatura e na arquitetura.
Outro espetáculo é o “Desenquadrando Tarsila”, da Companhia As Clês. O grupo é conhecido por seu trabalho em contação de histórias infantil abordando a biografia de personalidades femininas. Em Desenquadrando Tarsila, a história da pintora Tarsila do Amaral é recontada de maneira aprofundada, mas divertida e rimada. O espetáculo pode ser assistido na biblioteca Afonso Schmidt, na Freguesia do Ó.
Já para quem gosta de música, a sugestão é a atração “Histórias Modernas, Semana de 22 O centenário”, da Cia. Passarinho Contou, uma costura de histórias que envolve música autoral, poesia dos modernistas brasileiros e contação de histórias, trazendo, também, sua importância para a cidade de São Paulo, onde o movimento irrompeu. O evento conta com tradução para Libras e acontece na biblioteca Padre José de Anchieta, em Perus.
Confira a programação completa:
Trilhinha Modernista
- Dia 16 de fevereiro às 10h – Biblioteca Érico Veríssimo;
- Dia 22 de fevereiro às 14h – Biblioteca Clarice Lispector.
Desenquadrando Tarsila
- Dia 16 de fevereiro às 14h30 – Biblioteca Afonso Schmidt.
A modernista pernacoteca
Trata-se de uma intervenção literária e teatral que convida as pessoas a conhecerem melhor o universo da literatura, com seus livros e seus autores. Neste novo projeto criado e desenvolvido pela Sendero Cultural juntamente com a Cia Eureka, nossa ‘Biblioteca sobre Pernas’ vai viajar para um momento de nossa história de pura ebulição social. Com uma forte manifestação em especial na poesia,” A Modernista Pernacoteca” apresenta trechos de autores como: Mario de Andrade, Manuel Bandeira, Oswald de Andrade, Menoti Del Picchia, Pagu e Cassiano Ricardo, além de abordar aspectos e características de outros artistas como; Anitta Mafalti, Tarsila do Amaral e Villa Lobos.
- Dia 19 de fevereiro às 11h – Biblioteca Clarice Lispector;
- Dia 24 de fevereiro às 14h – Biblioteca Mário Schenberg.
Programação adicional de carnaval
Intervenção artística Carnaval Dell’Arte
Pierrot, Arlequim e Colombina, personagens populares do carnaval, apresentam para o público diferentes visões do carnaval: Arlequim sempre alegre canta as marchinhas mais populares, enquanto Pierrot declara seu amor e seus desamores com poemas para Colombina, que retribui com contos. O trio é acompanhado pelo músico Coviello e sua banda de Zannis que animam ainda mais a festa.
- Dia 22 de fevereiro às 14h – Biblioteca Brito Broca;
- Dia 24 de fevereiro às 14h30 – Biblioteca Afonso Schmidt.
Bloquinho do casulo – cantigas de carnaval
Cantigas de roda em ritmos de samba e marchinha, pequenas histórias fantásticas, adereços e fantasias, convidam os pequenos para entrar na roda, cantar, dançar e botar o pezinho bem juntinho com o meu. Seja no Itororó ou na Casa do Juquinha, o que importa é brincar o carnaval e dar uma requebradinha!
- Dia 16 de fevereiro às 10h – Biblioteca Padre José de Anchieta;
- Dia 23 de fevereiro às 15h – Biblioteca Mário Schenberg.
Caravana EUÊ, EUÊ, EUÊ CARRANCA KARITÉ
A Caravana Carranca Karité é um intercâmbio de artistas que fazem parte de coletividades de mulheres e afro brasileiras como Ilê Aláfia e Coletiva Deixa ela tocar. Produzido por Ariane Neves em parceria com Funani produções, que convida o público a conhecer , produzir e brincar com as máscaras inspiradas nas histórias afroamerindias das Carrancas. A proposta é nesse carnaval brincar, dançar e ouvir histórias que permeiam o imaginário da população brasileira, vamos oportunizar às crianças e seus familiares momentos divertidos e interativos com construção de máscaras que fazem alusão às carrancas que espantam o “mau olhado”. E a farra estará completa com Danuza Novaes trazendo composições carnavalescas.
- Dia 16 de fevereiro às 14h – Biblioteca Brito Broca;
- Dia 23 de fevereiro às 14h – Biblioteca Érico Veríssimo.
Adicione Comentário