Publicado às 9h50
G1 São Paulo
O Dia Internacional da Língua Portuguesa, comemorado em 5 de maio, será celebrado com três dias de educação e cultura na Estação da Luz, no Centro de São Paulo, com shows de música, apresentação de ‘slam’ (poesia falada), exposições, contação de histórias e oficinas (ver agenda completa abaixo), que unem tecnologia e múltiplas linguagens artísticas..
A programação cultural, gratuita e aberta ao público, desta quinta (3) até sábado (5), parte da pergunta ‘Qual é a sua língua portuguesa?’ para percorrer a riqueza de sotaques e influências deste idioma: elo que ao mesmo tempo une e torna singulares os nove países onde a língua portuguesa é falada (Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Guiné Equatorial, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste). A iniciativa é parte das ações culturais e educativas do Museu da Língua Portuguesa, atualmente em reconstrução.
Sob os temas “Escritoras contam a história da língua portuguesa”, “A palavra como imagem”, “Poesia falada” e “O som das palavras”, a programação inclui, por exemplo, um show da cantora e percussionista moçambicana Lenna Bahule e uma performance da dupla de artistas audiovisuais VJ Suave, em que triciclos adaptados serão utilizados para projeções nas paredes da estação.
Já a atriz Andi Rubinstein vai contar histórias de mulheres escritoras de Moçambique, do Brasil e Portugal. Nessa mistura, o sarau de slammers, com curadoria da artista Roberta Estrela D’Alva, traz os sotaques das periferias, enquanto o show do grupo de rappers indígenas Bro MC’s une português e guarani.
A celebração do Dia Internacional da Língua Portuguesa é uma realização da Fundação Roberto Marinho e do Governo do Estado de São Paulo, com apoio da EDP, Grupo Globo e Itaú Cultural.
O Museu da Língua Portuguesa foi atingido por um incêndio em dezembro de 2015 e atualmente está em reconstrução. Já foi concluída a etapa de restauro das fachadas e esquadrias. Atualmente, está em curso a reconstrução da cobertura do edifício e, em seguida, será iniciada a obra do interior do prédio. Por fim, terá início a instalação da museografia. A previsão de reabertura é no segundo semestre de 2019.
Dia Internacional da Língua Portuguesa
- 3, 4 e 5 de maio de 2017
- Estação da Luz (Praça da Luz, 1)
- Grátis
PROGRAMAÇÃO COMPLETA
DIA 3, QUINTA-FEIRA
- 10h – Oficina de construção e customização de maquetes
- 12h – Literatura – Narração de história
- 14h – Oficina: A palavra como imagem
- 17h – Poesia Falada – Zap!Slam – Zona Autônoma da Palavra
- 18h – O som das palavras – Show: Lenna Bahule e João Taubkin
DIA 4, SEXTA-FEIRA
- 10h – Oficina de construção e customização de maquetes
- 12h – Literatura – Narração de história
- 14h – Oficina: A palavra como imagem
- 17h – Disco Aula – DJ Eugênio Lima
- 18h – O som das palavras – Show: Bro MC’s
DIA 5, SÁBADO
- 10h – Oficina de construção e customização de maquetes
- 12h – Literatura – Narração de história
- 13h – O som das palavras – Show: Peneira e Sonhador
Adicione Comentário