Publicado às 10h
G1 São Paulo
A folia de rua ainda não começou no calendário oficial, mas entre os dias 02 e 22 de fevereiro acontece o Festival Baixo Augusta, no Centro de São Paulo, evento que abre a brincadeira na capital paulista em um pré-carnaval recheado de ensaios dos principais blocos carnavalescos da cidade.
Há eventos pagos e gratuitos. Confira as datas e locais:
Casa do Baixo Augusta – a partir das 22h (Valores entre R$ 10 a R$ 20 de acordo com cada festa)
- 08/02 – Charanga do França
- 09/02 – Bloco Queimando a Largada
- 15/02 – Bloco Explode Coração
Praça da República – a partir das 14h – Aberto ao público
- 10/02 – Bloco Casa Comigo + Acadêmicos do Baixo Augusta
- 17/02 – Bloco Forrozin + Cordão Carnavalesco Confraria do Pasmado + Acadêmicos do Baixo Augusta
Grande Desfile do Acadêmicos do Baixo Augusta – 10 anos
Quando: 24/02 – Domingo
Horário: 14h
Onde: Rua da Consolação x Av. Paulista
10 anos
O Acadêmicos do Baixo Augusta, um dos maior bloco de carnaval de rua de São Paulo, completa, nesta folia, 10 anos de existência. Idealizado por um grupo de amigos, o desfile oficial do bloco acontece no dia 24 de fevereiro.
Celebrando uma década de ativismo cultural e ocupação do espaço público, o tema deste ano será “Que País É Esse?”, uma homenagem a um dos maiores clássicos da música popular brasileira, da banda Legião Urbana, canção tão atual quando na época em que foi lançada.
Além disso, haverá uma intensa programação pré-carnavalesca ao longo do mês de fevereiro no Festival do Baixo Augusta. Alguns dos principais blocos de rua de São Paulo farão apresentações na Casa do Baixo Augusta (adquirir ingressos) e na Praça da República (gratuito).
São 10 blocos parceiros, entre eles, Casa Comigo, Forrozin, Tarado Ni Você, Ilú Obá de Min, Charanga do França e Confraria do Pasmado.
O bloco, conhecido por reunir multidões pelas ruas do centro da cidade, teve cerca de 1 milhão de pessoas no desfile de 2018. Para este ano, em comemoração ao aniversário de uma década, muitas surpresas estão sendo preparadas pelos fundadores e integrantes do bloco, como apresentações da Rainha Alessandra Negrini, Maria Rita, Simoninha, Mariana Aydar, Tulipa Ruiz e Fafá de Belém.
Performances dos grupos teatrais Os Satyros, Parlapatões e de dança da CIA BASE acontecem ao longo da descida da R. da Consolação. No campo das artes visuais, Speto foi o artista escolhido para fazer o grafite em um prédio da região que será revelado durante o desfile. Já a fachada do prédio da Casa do Baixo Augusta terá uma projeção de vídeo mapping criada em parceria com o Studio Curva.
Uma das estrelas do dia será a cantora Maria Rita, que pretende abrir sua apresentação no bloco cantando músicas como “O Bêbado e o Equilibrista”, famosas na voz de Elis Regina e que faz críticas veladas ao então período da ditadura brasileira, além de “Juízo Final”, samba composto por Nelson Cavaquinho e Élcio Soares, para nos ajudar a recordar que o Sol e a esperança hão de brilhar mais uma vez.
Performance do grupo Os Satyros
Em um dos carros do desfile, os grupos teatrais Os Satyros, Parlapatões e representantes de importantes grupos teatrais da cidade realizam performances cheios de inspiração que despertam o viés lúdico daqueles que seguem o bloco.
Serviço
Festival do Baixo Augusta – Pré-carnaval
Data: de 02 a 22 de fevereiro
Local: Casa do Baixo Augusta
Endereço: Rua Rego Freitas, 553 (Esquina com Rua da Consolação) – Consolação – São Paulo / SP
Informações completas: https://www.facebook.com/events/513496189157640/
Adicione Comentário