Publicado às 10h30
A banda pernambucana Jorge Cabeleira e o dia em que seremos todos inúteis surgiu nos anos 1990, e ficou conhecida como o terceiro grupo do movimento manguebeat a lançar seu disco por uma grande gravadora, alcançando assim repercussão nacional e internacional. Em apresentação única, o grupo sobe ao palco do Sesc Pompeia para comemorar seus 25 anos de carreira, no dia 8 de maio.
O rock, blues e o baião se apresentavam como uma mistura inusitada até então. Com referências de clássicos dos anos 1960, como Jimi Hendrix, Led Zeppelin e The Doors, a banda reinventa os parâmetros ‘tascando’ uma sanfona e um triângulo, instrumentos típicos de ritmos próprios nordestinos como o forró e o baião.
“As referências vêm muito da nossa percepção, da semelhança que existe entre o blues e o baião. É bacana transpor figuras harmônicas, e quando no baião é a sanfona, no Jorge vem a guitarra; no lugar da zabumba, no baião, colocamos a bateria, e assim vai”, comenta Dirceu, sobre alinhar referências internacionais às nacionais, como Luiz Gonzaga, Jackson do Pandeiro e Alceu Valença.
Com o grande sucesso nacional da versão de Carolina, de Luiz Gonzaga, tocada em todas as rádios do país, o videoclipe chegou ao primeiro lugar do programa Disk MTV, levando a banda a concorrer em três categorias na primeira edição do MTV Video Music Awards: como “banda revelação”, “banda de rock” e “melhor clipe”.
No show, o grupo se apresenta com integrantes das duas formações já vivenciadas: Dirceu Melo (guitarra e voz), Rodrigo Coelho (baixo), Pedro Mesel (percussão), Ricardo Leão (guitarra) e Heverton Bilisca (bateria). “Foi uma oportunidade de nos juntarmos novamente, depois de cada um ter seguido e desenvolvido trabalhos paralelos. Conseguimos juntar a formação original depois que Davi, o baterista, voltou dos Estados Unidos”, afirma o percussionista Pedro Mesel.
O repertório segue a mesma ordem das músicas do primeiro disco. Uma viagem pelas canções e temas que transcendem o tempo.
Serviço
Jorge Cabeleira e o dia em que seremos todos inúteis
Quando: 8 de maio, terça, às 21h
Quanto: de R$6 a R$20
Onde: Sesc Pompeia. Rua Clélia, 93
Adicione Comentário