Publicado em 21/03/2022 às 10h30
por Redação/Secom
Ainda é possível participar das oficinas gratuitas de Gastronomia Modernista que acontecem nos dias 27 de março, 2 e 9 de abril na Vila Itororó, região central da capital. Para se inscrever, basta preencher o formulário eletrônico disponível no link https://bit.ly/3tp8C8n. O evento homenageia o centenário da Semana de Arte Moderna 22 destacando a gastronomia como forma de arte e peça para construção da identidade culinária paulista.
Os chefs escolhidos foram Edson Leite, da Gastronomia Periférica (27/03), Tia Nice, com participação de seu filho Thiago Vinícius, da Agência Solano Trindade e do Restaurante Organicamente Rango (02/04), e Morena Leite, do Instituto Capim Santo (09/04). Os profissionais estão ligados à gastronomia social e aspiram a inclusão social por meio do alimento, tendo a liberdade de criar a própria versão do cuscuz paulista.
É por ser um prato tipicamente paulista e constantemente reinventado que o cuscuz paulista foi eleito por Paulo Duarte, importante pensador que se debruçou sobre a constituição de uma culinária nacional e moderna, um prato verdadeiramente modernista. Para o escritor, tal prato seria aquele que pudesse ser reinventado por meio de técnicas modernas, o “esmerilhamento da técnica”, como defendia. Assim, inspirados pela teoria modernista da gastronomia, nossos chefs e restaurantes convidados apresentam versões clássicas e releituras.
Cozinha modernista
- Onde: Vila Itororó, R. Maestro Cardim, 60 – Bela Vista;
- Quando: 27 de março, 2 e 9 de abril, às 11h – chegar com 15min de antecedência;
- Uso de máscara e apresentação do Passaporte de Vacina são obrigatórios.
Adicione Comentário