Publicada em 09/12/2020 às 8h15
Por Cristina Braga
O Clube de Leitura Brito Broca, da Biblioteca de Pirituba, realiza encontro com a escritora Conceição Evaristo. O Clube busca ser um espaço de acolhimento e socialização tendo a literatura como mote, sendo um lugar de escuta propício para a troca de percepções e impressões sobre obras de autoras e autores negros e periféricos e/ou livros que influenciam essa produção literária.
O primeiro encontro de uma série será sobre o livro Olhos D’água, da escritora Conceição Evaristo, no dia 17,às 16:00 via Google Meet:
https://meet.google.com/pfs-ufww-xip
Sobre a escritora
Conceição Evaristo é romancista, contista e poeta. Nasceu em uma comunidade no alto da Avenida Afonso Pena. Trabalhou como empregada doméstica até 1971, quando conclui os estudos secundários no Instituto de Educação de Minas Gerais. Mudou-se para o Rio de Janeiro em 1973, ocasião em que é aprovada para o magistério. Estudou na Universidade Federal do Rio de Janeiro e formou-se em Letras. Ingressou no mestrado em Literatura Brasileira da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC/RJ) onde defende, em 1996, a dissertação Literatura Negra: uma poética da nossa afro-brasilidade. Defende a tese de doutoramento Poemas Malungos – Cânticos Irmãos, em 2011, na Universidade Federal Fluminense (UFF). Tem participação em revistas e publicações, nacionais e internacionais, que tem por tema a afrobrasilidade. Tal engajamento inicia-se na década de 1980, por meio do Grupo Quilombhoje, responsável pela estreia literária de Conceição em, 1990, com obras publicadas na série Cadernos Negros. Suas obras, poesia e prosa, especialmente o romance Ponciá Vicêncio (2003), abordam temas como a discriminação de raça, gênero e classe. Atualmente, Conceição leciona na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) como professora visitante.
Adicione Comentário