Publicado em 26/08/2022 às 8h50
por Redação
Maria dos Santos, cacique do povo Itawera, que vive na Terra Indígena do Jaraguá há mais de 43 anos, na zona noroeste, foi uma das protagonistas da campanha Agosto Indígena, promovida pela Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania (SMDH). No vídeo a seguir, ela fala sobre a importância de preservar a cultura indígena, destacando como é fundamental dialogar com o poder público para dar voz às reivindicações da comunidade. Confira o depoimento:
Ver essa foto no Instagram
“Acho muito importante as lideranças estarem em contato com o Governo, com a Prefeitura, com as secretarias, porque lutamos pelo reconhecimento do povo indígena que mora na capital. A gente quer que ouçam nossas demandas. Acho importante abrir a mente da população para proteger a natureza. Não precisamos de luxo para viver, o que queremos é paz”, afirma.
Censo
Segundo o último Censo do IBGE, na cidade vivem cerca de 12.977 pessoas autodeclaradas indígenas, das quais três mil estão em aldeias demarcadas nos bairros do Jaraguá e de Parelheiros. Na Terra Indígena do Jaraguá, há seis aldeias indígenas: Tekoa Pyau, Tekoa Ytu, Tekoa Itawera, Tekoa Yvy Porã, Tekoa Itakupe e Tekoa Itaendy.
Adicione Comentário