Publicado em 26/08/2021 às 08h
Via SECOM (Secretaria Especial de Comunicação)
As inscrições vão até dia 30 de agosto pelas unidades do Cate para aquelas pessoas sem acesso à tecnologia. Quem for selecionado contará com auxílio mensal de R$ 535
A Prefeitura de São Paulo aderiu ao programa Bolsa Trabalho do Governo do Estado e passa a disponibilizar 1.000 vagas de trabalho e qualificação profissional para a população em vulnerabilidade social. As pessoas que atenderem ao perfil irão contar com auxílio mensal de R$ 535 para desenvolverem atividades em equipamentos públicos. Os interessados podem se inscrever até 30 pelo portal www.bolsadopovo.sp.gov.br ou se dirigirem a uma das 16 unidades do Centro de Apoio ao Trabalho e Empreendedorismo (Cate) selecionadas pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo (SMDET) para auxiliar pessoas que não têm acesso à tecnologia e internet.
“Unir esforços a fim de ampliar as ações que minimizem os efeitos da crise econômica às pessoas em maior vulnerabilidade social está no escopo de nosso planejamento. É imprescindível que as esferas de governo trabalhem juntas e busquem soluções para gerar renda para a população e essa oportunidade proporcionada pelo Governo do Estado de São Paulo traz novas esperanças às pessoas”, salienta a secretária de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo, Aline Cardoso. “Mesmo sendo um programa com plataforma acessível, sabemos que nem todos dispõem de tecnologia e acesso à internet, então o Cate ajudará os que necessitarem com unidades e equipes qualificadas para esse atendimento”, completa.
Para participar, o cidadão deve estar desempregado, sem receber seguro-desemprego ou qualquer outro programa assistencial equivalente; ter idade a partir dos 18 anos e residir na capital há pelo menos dois anos. O programa só pode ser acessado por apenas um beneficiário por família, sendo necessária a comprovação de renda per capita familiar de até meio salário-mínimo. Os cidadãos inscritos são selecionados conforme parâmetros do questionário socioeconômico, com priorizações de mulheres arrimo de família, maiores encargos familiares, tempo de desemprego e maior idade.
Os selecionados desenvolverão atividades com carga horária de quatro horas diárias, cinco vezes por semana e podem ficar no programa Bolsa Trabalho por até cinco meses. Os participantes ainda terão acesso à qualificação profissional. A seleção ocorrerá até 4 de setembro e a convocação será feita por meio de publicação no Diário Oficial do Estado.
Sobre o Bolsa Trabalho
Com a promulgação da Lei nº 17.372, de 26 de maio de 2021, o Programa Emergencial de Auxílio-Desemprego passou a integrar o programa Bolsa do Povo denominado Bolsa Trabalho, que concentra a gestão dos benefícios, ações e projetos, com ou sem transferência de renda, instituídos para atendimento de pessoas em situação de vulnerabilidade social no estado de SP.
Documentos necessários
• RG
• CPF
• Carteira de Trabalho
• Comprovante de residência (conta de água, luz ou telefone)
Unidades do Cate
Horário: 8h às 17h, de segunda a sexta-feira
Região Oeste
Rua Guaicurus, 1.000 – Lapa
Região Norte
Rua Dr. Felipe Pinel, 12 – Pirituba
Av. João Marcelino Branco, 95 – Brasilândia
Imagem: Reprodução/Prefeitura de SP
Adicione Comentário